24-09-2013 ( Bíblia Ave Maria )
"A mãe e os irmãos de Jesus foram procurá-lo, mas não podiam chegar-se a ele por causa da mutidão. Foi-lhe avisado:"Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e desejam ver-te." Ele lhes disse: "Minha mãe e meus irmãos são estes, que ouvem a palavra de Deus e a observam." ( Palavra da Salvação; Glória a vós Senhor )
Precisamos ser ouvintes de Sua palavra; precisamos prestar atenção àquilo que Jesus fala a nós, precisamos escutar o Senhor.
E Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática” (Lc 8,21).
Jesus estava no meio daquele povo e os Seus se aproximaram e
anunciaram-nO: “Sua mãe e seus irmãos estão aí”. E Jesus não os
desprezou. Vamos entender essa palavra “irmãos” na profundidade, no
sentido daqueles que faziam parte da mesma tribo, que tinham um
parentesco mais próximo a Cristo. Muitos desses não aceitaram Jesus, não
aceitaram a pregação que Ele trouxe e O trataram como mais um apenas.
O Senhor quer nos dizer que tem um grau maior de parentesco com Ele
aquele que ouve a Sua Palavra, não aquele que pertence ou está ligado a
Ele por uma condição sanguínea. O verdadeiro parentesco com Jesus tem
aquele que ouve a Sua Palavra.
A primeira coisa: precisamos ser ouvintes da Palavra de Deus, precisamos prestar atenção àquilo que Jesus nos fala e escutá-lO.
A Palavra de Deus precisa fazer parte da nossa vida, precisamos ter
um tempo de ouro para ela. Uma vez que ouvimos essa Palavra, precisamos
praticá-la, e a meditação tem de nos levar a revermos o nosso
comportamento, a nossa maneira de agir, aquilo que nós estamos fazendo.
Quando fazemos isso, meus irmãos, tornamo-nos íntimos do Senhor,
próximos d’Ele; nós, realmente, fazemos parte da família de Jesus.
Nós exaltamos Maria, a mãe de Jesus, porque ela não só foi mãe e
porque gerou Jesus, mas porque ela foi a mãe que ouviu atentamente seu
Filho, ouviu Suas palavras e ainda disse: “Prestai atenção ao que Ele
diz e fazei tudo o que ele dizer”. Ela, acima de tudo, viveu
intensamente a Palavra do Senhor.
Nós queremos nos unir à mãe de Jesus e aos irmãos d’Ele que levaram a sério Sua Palavra e a colocaram em prática.
Pedimos: “Senhor, ajude-nos a não sermos apenas ouvintes de Sua
Palavra, mas ensina-nos a sermos praticantes ávidos daquilo que o Senhor
diz a nós.
Deus abençoe você! ( HOMILIA DO PADRE ROGER ARAÚJO, SACERDOTE DA COMUNIDADE CANÇÃO NOVA )
21-09-2013 ( Bíblia Ave Maria )
"Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: "Segue-me." O homem levantou-se e o seguiu.
como Jesus estivesse à mesa na casa desse homem, numerosos publicanos e pecadores vieram e sentaram-se com ele e seus discípulos.
Vendo isto, os fariseus disseram aos discípulos:"Por que come vosso mestre com os publicanos e com os pecadores?" Jesus, ouvindo isto, respondeu-lhes:"Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes.Ide e aprendei o que significam estas palavras: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício(Os.6,6). Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores." Mt.9,9-13 ( Palavra da Salvação; Glória a vós Senhor! )
Essa passagem do texto do Evangelho de Mateus,nos mostra o quanto Jesus é atento ao comportamento humano e às suas escolhas. Ele não desiste, não discrimina, ao contrário vai ao encontro, enxerga as pessoas com um olhar diferenciado, o olhar da misericórida. A profundidade desse olhar atinge o coração da alma de quem por Ele é enxergado; promovendo o resgate de uma alma que estava nas trevas para o caminho da luz. Assim aconteceu com Mateus, homem desonesto, cobrava impostos indevidos, tirava dinheiro dos pobres sem piedade; mas, foi por Jesus enxergado! Apartir desse resgate a vida dele mudou. Ele atendeu sem vacilar ao chamado do Senhor: "Segue-me." O homem levantou-se e o seguiu". Sua alma sentiu a essência desse chamado.
Assim, continua Jesus, salvando vidas! Ele dá a graça da ressurreição, dá a oportunidade de uma nova vida, faz acontecer a restauração e a reconciliação da alma com Deus.
JESUS veio para a salvação de todos nós, seu sangue foi derramado por todos, não só para alguns mas por todos. Ele vai na contramão, buscando tocar o coração daquele que é visto como o "pior" o "menos merecedor" das bondades de Deus. Mas Jesus deixa claro quando diz: "Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes." "Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores".(Mt.9,12-13b).
Mesmo diante dos nossos pecados, da nossa resistência em não aderir em espírito e verdade o plano de salvação em Cristo Jesus; mesmo assim, Ele não desiste de nós e vem ao nosso encontro, derramando a Sua Misericórdia, tendo piedade dos nossos erros.
Sabemos que a Misericórdia Divina é infinita, mas não podemos permanecer cometendo os mesmos erros, existem passagens bíblica que Jesus perdoa mas diz: "vai e não volta a pecar." Portanto é importante saber que o verdadeiro cristão, tem que ficar sempre vigilante para não cair em tentação e pecar contra Deus, fazendo o que a Ele não agrada.
Afinal, o nosso sim tem que ser por inteiro, a nossa alma precisa sentir sede de Deus, amor por tudo que é Divino e não ficar em corda bamba. A nossa adesão a Jesus tem que ser completa para assim saborearmos as delícias do Seu imenso amor.
17-09-2013 (Bíblia Ave Maria )
"No dia seguinte dirigiu-se Jesus a uma cidade chamada Naim. Iam com ele diversos discípulos e muito povo. Ao chegar perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto a ser sepultado, filho único de uma viúva; acompanhava-a muita gente da cidade.
Vendo-a o Senhor, movido de compaixão para com ela, disse-lhe: "Não chores!" E aproximando-se, tocou no esquife, e os que o levavam pararam. Disse Jesus: "Moço, eu te ordeno, levanta-te." Sentou-se o que estivera morto e começou a falar, e Jesus entregou-o à sua mãe. Apoderou-se de todos o temor e glorificavam a Deus, dizendo: "Um grande profeta surgiu entre nós": Deus voltou os olhos para o seu povo." A notícia deste fato correu por toda Judéia e por toda a circunvizinhança." Lc.7,11-17 ( Palavra da Salvação; Glória a vós Senhor! )
Primeiramente é possível perceber que Jesus não parava, estava sempre em movimento, cumprindo a sua missão; de amor, libertação, cura, vida, ensinamento, fé, despojamento, compromisso, lealdade, retidão, verdade, ressurreição, enfim; nos ensinando através de suas pregações e ações todos os caminhos que nos levam ao Reino de Deus. Tamanha força, poder, luz e verdade sentia-se n'Ele, que de toda parte vinham pessoas ao Seu encontro; era o nascer da esperança de um povo por uma sociedade justa e fraterna.E a presença de Jesus é a certeza do cumprimento da tão sonhada esperança.
Jesus ao entrar na cidade, depara-se com uma triste realidade; a dor de uma mãe por perder seu único filho. A tristeza é tamanha para Jesus também. Ele sente em seu coração uma profunda compaixão, a qual O levou a ação! Ele sabia que podia fazer voltar a alegria para o coração daquela mãe e com autoridade e segurança em suas palavras pediu que ela não mais chorasse e logo em seguida, toca no caixão e muda toda a situação de um fato que aos olhos humanos e incrédulos seria impossível ser revertido. Porém, Jesus mostra que a Deus nada é impossível. O que é da vontade de Deus o filho realiza e o kairós acontece! Aquele que jazia voltou a ter vida, a ressurreição aconteceu de fato para aquele jovem, como também devolveu a alegria àquela mãe. Causando a todos um forte desejo em louvar a Deus por terem presenciado tamanho milagre e a alegria da esperança em seus corações voltou a pulsar.
É essa alegria e certeza que Deus quer para nós em Cristo Jesus! Crer, confiar e saber esperar que, no momento certo, no tempo, no kairós; graças e milagres vão acontecer e acontecem pelo toque das mãos de Jesus e por sua infinita misericórdia somos banhados pela Sua compaixão.
Isto é fato, isto é real põe em prática a sua fé, confiança e esperança, entregue-se sem medidas e Ele realiza, dá vida, dá luz e ainda ajuda a levar a sua, a nossa cruz. ESSE É JESUS!
16-09-2013 ( Bíblia Ave Maria )
"Tendo Jesus concluído todos os seus discursos ao povo que o escutava, entrou em Cafarnaum. Havia lá um centurião que tinha um servo a quem muito estimava e que estava à morte. Tendo ouvido falar de Jesus, enviou-lhe alguns anciãos dos judeus, rogando-lhe que o viesse curar.
Aproximando-se eles de Jesus, rogavam-lhe encarecidamente:"Ele bem merece que lhe faças este favor, pois é amigo da nossa nação e foi ele mesmo quem nos edificou uma sinagoga."
Jesus então foi com eles. E já não estava longe da casa, quando o centurião lhe mandou dizer por amigos seus: "Senhor, não te incomodes tanto assim, porque não sou digno de que entres em minha casa; por isso nem me achei digno de chegar-me a Ti, mas dize somente uma palavra e o meu servo será curado. Pois também eu, simples subalterno, tenho soldados às minhas ordens; e digo a um: Vai ali! E ele vai; e a outro: Vem cá! E ele vem; e ao meu servo: Faze isto! E ele faz." ouvindo estas palavras, Jesus ficou admirado. E voltando-se para o povo que o ia seguindo, disse: "Em verdade vos digo: nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé." Lc.7,1-10 ( Palavra da Salvação; Glória a vós Senhor! )
Meus irmãos, a Palavra de Deus está nos convidando a tomarmos uma
atitude de homens e mulheres orantes. Primeiro, que coloquemos no Senhor
a nossa confiança e esperança, mas que não deixemos de orar por aqueles
que foram constituídos em autoridade, por aqueles que são os nossos
governantes, que estão à nossa frente no governo do município, do
estado, da nação, por aqueles que são os governantes do mundo inteiro.
Infelizmente, caímos numa mania, num jeito errado de querer mudar o
mundo e a sociedade simplesmente pelo hábito de falar mal deles, de
criticá-los e, muitas vezes, até aderimos à baderna, à desordem, e nós
cristãos não assumimos nossa postura no mundo, ou seja, de orarmos.
Primeiro, orarmos para Deus nos conceder o bom senso, a retidão, o
juízo para que possamos escolher melhor – e bem – aqueles que são as
nossas autoridades. Mas, uma vez que eles foram constituídos como
autoridades, merecem o nosso respeito e a nossa oração.
Isso não quer dizer que nós, cristãos, vamos ficar de “braços
cruzados”, indiferentes, não vamos nos preocupar com a corrupção e com
os males da nossa sociedade. Não, muito pelo contrário! Precisamos ser
cristãos atuantes. Não podemos nos esquecer da nossa obrigação de orar
por aqueles que foram constituídos governantes, foram constituídos em
responsabilidades para que o juízo chegue a eles, para que tenham bom
senso na promoção do bem comum, da justiça e dos direitos humanos. Não é
na promoção da nossa vontade, não! Cada um tem uma vontade própria,
cada um tem uma maneira de ver, mas é na promoção daquilo que nos exorta
a Doutrina Social da Igreja. Os governantes têm a obrigação de promover
o bem comum e a dignidade humana.
Oremos pela nossa nação e por aqueles que foram constituídos para governar na paz e na justiça.
Deus abençoe você! HOMILIA DO PADRE ROGER ARAÚJO, SACERDOTE DA COMUNIDADE CANÇÃO NOVA )
15-09-2013 ( Copiado do Evangelho do dia do Portal Paulinas )
Três parábolas da misericórdia
Todos os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o
escutar. Os fariseus e os escribas, porém, murmuravam contra ele. “Este
homem acolhe os pecadores e come com eles”. Então ele contou-lhes esta
parábola: “Quem de vós que tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as
noventa e nove no deserto e vai atrás daquela que se perdeu, até
encontrá-la? E quando a encontra, alegre a põe nos ombros e, chegando em
casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei
a minha ovelha que estava perdida!’ Eu vos digo: assim haverá no céu
alegria por um só pecador que se converte, mais do que por noventa e
nove justos que não precisam de conversão. E se uma mulher tem dez
moedas de prata e perde uma, não acende a lâmpada, varre a casa e
procura cuidadosamente até encontrá-la? Quando a encontra, reúne as
amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que
tinha perdido!’ Assim, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de
Deus por um só pecador que se converte”. E Jesus continuou. “Um homem
tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte
da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. Poucos dias
depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar
distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. Quando tinha
esbanjado tudo o que possuía, chegou uma grande fome àquela região, e
ele começou a passar necessidade. Então, foi pedir trabalho a um homem
do lugar, que o mandou para seu sítio cuidar dos porcos. Ele queria
matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam.
Então caiu em si e disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com
fartura, e eu aqui, morrendo de fome. Vou voltar para meu pai e
dizer-lhe: Pai, pequei contra Deus e contra ti; já não mereço ser
chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’. Então ele
partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o
avistou e foi tomado de compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e o
cobriu de beijos. O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e
contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’. Mas o pai disse aos
empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho.
Colocai-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. Trazei um novilho gordo
e matai-o, para comermos e festejarmos. Pois este meu filho estava
morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a
festa. O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa,
ouviu música e barulho de dança. Então chamou um dos criados e perguntou
o que estava acontecendo. Ele respondeu: ‘É teu irmão que voltou. Teu
pai matou o novilho gordo, porque recuperou seu filho são e salvo’. Mas
ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistiu com
ele. Ele, porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho para ti há tantos anos,
jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E nunca me deste um cabrito para
eu festejar com meus amigos. Mas quando chegou esse teu filho, que
esbanjou teus bens com as prostitutas, matas para ele o novilho gordo’.
Então o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é
meu é teu. Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão
estava morto e tornou a viver, estava perdido e foi encontrado’”.
Não se esqueça: o Pai nunca se cansa. Ele nunca desiste de nós, está sempre de braços abertos nos esperando com o Seu amor.
“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e
nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la?”
(Lc 15,4).
Hoje, a liturgia nos dá a graça de celebrarmos os perdidos que foram encontrados ou reencontrados pela graça de Deus.
O capítulo 15 do Evangelho segundo Lucas nos apresenta essa
realidade: a ovelha que se perde, a moeda que se perde e o filho que se
perde. Mas qualquer uma das três coisas, quando é reencontrada traz, um
sentido novo.
A ovelha, tão importante para o pastor, perde-se nos “pastos” da
vida. O pastor deixa as noventa e nove ovelhas para ir buscar aquela
única que se perdeu. E que alegria ao coração encontrar aquela ovelha
que havia se perdido!
A mesma coisa a mulher que tem dez moedas de prata: se ela perde uma
só, deixa no cantinho as outras nove moedas e vai atrás daquela única,
porque ela é muito importante. E que alegria ao encontrá-la de volta!
E de uma forma mais profunda, o Pai, que perde um só dos Seus filhos,
que parte para longe, abandonando a casa d’Ele para viver uma vida de
perdido, dissoluta nesse mundo de meu Deus. O Pai espera ansioso, com o
coração aberto que esse filho volte. E quando esse filho volta… Que
alegria! Que festa!
Hoje, nós queremos fazer festa com todos aqueles que estão voltando
para a casa de Deus, que estão procurando o caminho da vida e encontram
em Deus o sentido para a sua existência. Como devemos acolhê-lo, meus
irmãos? Como devemos abrir o nosso coração para celebrar a volta daquele
que se perdeu em algum caminho da vida? Quando olhamos para nossa
própria história, quem de nós não se confunde no caminho? Quem de nós
não acaba sendo um pouquinho mais, um pouquinho menos “pródigo” na vida
e, por sentir-se revoltado e abandonado, corre, muitas vezes, para longe
do Pai?
Não se esqueça: o Pai nunca se cansa. Ele nunca desiste de nós, está
sempre de braços abertos nos esperando com o Seu amor. Se por algum
motivo você está longe da casa de Deus, dos Seus braços, aprenda, tome
consciência e tenha a certeza de que Ele está de braços abertos
aguardando o seu retorno.
Deus abençoe você! (HOMILIA DO PADRE ROGER ARAÚJO, SACERDOTE DA COMUNIDADE CANÇÃO NOVA)
14-09-2013 ( Bíblia Pastoral )
"Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu: O Filho do Homem. Assim como Moisés levantou a serpente no deserto,do mesmo modo é preciso que o Filho do Homem seja levantado. Assim, todo aquele que nele acreditar, nele terá a vida eterna. Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna.De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele." Jo.3,13-17 ( Palavra da salvação; Glória a vós Senhor! )
Nós celebramos, hoje, o dia da Exaltação da Santa Cruz. Louvores,
honras e glórias se deem a Jesus Cristo Crucificado, Aquele que morreu
por mim e por você.
Que nós, hoje, olhemos para a cruz que temos na nossa casa, a cruz
que, muitas vezes, carregamos conosco, aquela está na Igreja, no
cemitério… A cruz nossa de cada dia. E olhemos para ela com olhar de fé.
Sabe, meus irmãos, a cruz, no Antigo Testamento – o madeiro –, era
tida como um sinal de maldição. O livro do Deuteronômio diz: “Maldito
seja todo aquele que for pregado no madeiro” (cf. Dt 21,22-23). Era o
pior dos espetáculos! Era o pior castigo para os crimes mais bárbaros,
hediondos, que se cometiam naquela época. Era a pena de morte mais
cruel: alguém ser exposto e pregado numa cruz.
Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, no entanto, que não cometeu
pecado algum, não cometeu crime algum, por nós foi crucificado. Desde
então, a cruz – que era maldição – tornou-se bênção. A cruz que era o
sinal dos perdidos, tornou-se o sinal dos redimidos, dos salvos pelo
Senhor. Por isso, a Igreja exalta a Santa Cruz. Não é a “cruz pela
cruz”, mas a cruz onde foi crucificado Nosso Senhor e Salvador Jesus
Cristo.
Quando olhamos para o Cristo Crucificado, damos mais sentido às
cruzes nossas de cada dia, os nossos sofrimentos, as nossas dores, a
tudo aquilo que temos de passar na vida como consequência da nossa
existência.
O Cristo Crucificado nos dá força. Ele dá um sentido novo, salvífico, um sentido redentor à cruz que cada um de nós carregamos.
No dia de hoje, eu quero convidar você a não desanimar, a carregar
firme a sua cruz, a olhar para Jesus Crucificado e clamar: “Senhor,
piedade, misericórdia de mim! Senhor, dê-me força, coragem, ânimo para
que eu não desanime com a minha cruz”.
Que Jesus Crucificado seja para nós luz e salvação.
Deus abençoe você! (HOMILIA DO PADRE ROGER ARAÚJO, SACERDOTE DA COMUNIDADE CANÇÃO NOVA)
13-09-2013 ( Bíblia Ave Maria )
"Propôs-lhes também esta comparação:"pode acaso um cego guiar outro cego? Não cairão ambos na cova? O discípulo não é superior ao mestre; mas todo discípulo perfeito será como seu mestre.
"Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão e não reparas na trave que está no teu olho? Ou como podes dizer a teu irmão: Deixa-me, irmão, tirar de teu olho o argueiro, quando tu não vês a trave no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e depois enxergarás para tirar o argueiro do olho do teu irmão". Lc.6,39-42 ( Palavra da Salvação; Glória a vós Senhor! )
Olhe para a sua vida, repare na tua casa, olhe primeiro para dentro de você.
“Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão” (Lc 6,42).
Meus irmãos, às vezes uma cegueira envolve os nossos olhos, e a pior
delas é aquela quando não enxergamos a nós mesmos. Nós enxergamos tanta
coisa, mas o essencial não; enxergamos os problemas dos outros, os
defeitos, as maldades deles, mas não conseguimos ver os nossos defeitos,
os nossos limites, nós não conseguimos enxergar aquilo que em nós está
errado.
É terrível, porque quando isso acontece, estamos criticando, estamos
vendo defeitos, problemas. Reparamos e falamos da vida dos outros.
É como a história da mulher que sabe e fala dos filhos de todo mundo,
está vendo a casa de todo mundo cair e não repara que a dela já caiu há
muito tempo.
Olhe para a sua vida, repare na tua casa, olhe primeiro para dentro
de você. Não queira corrigir, orientar, direcionar ninguém; quando você
não consegue orientar, direcionar nem a sua própria vida. Enxergue-se
primeiro!
Peçamos, hoje, ao Senhor que abra os nossos olhos e nos ajude a
perceber aquilo que está dentro de nós, que está obscuro. Os nossos
defeitos que, muitas vezes, incomoda tantas pessoas; os nossos limites
que nós, muitas vezes, não procuramos corrigir; o nosso jeito que
desagrada, não une, não faz bem.
Eu quero me enxergar, Senhor, quero me ver; quero olhar para mim e ser conhecido do jeito que sou.
São Luís Grignion de Montfort, com o tratado da verdadeira devoção a
Nossa Senhora, diz: “Quando nós conhecermos o fundo sujo e podre que
cada um de nós somos, não julgamos mais ninguém. Se nós ainda julgamos,
condenamos, é porque ainda não nos conhecemos como deveríamos ser
conhecidos”.
Que, hoje, Deus abra os nossos olhos para que enxerguemos do jeito
que realmente somos; que Ele abra o nosso interior para que possamos
compreender a nossa alma e, assim, sermos lavados pela misericórdia do
Senhor e ajudemos os outros a caminhar melhor.
Deus abençoe você! ( HOMILIA DO PADRE ROGER ARAÚJO, SACERDOTE DA COMUNIDADE CANÇÃO NOVA )
12-09-2013 ( Bíblia Pastoral )
"Mas, eu digo a voces que me escutam: amem os seus inimigos, e façam o bem aos que odeiam voces. Desejem o bem aos que os amaldiçoam, e rezem por aqueles que caluniam voces. Se alguém lhe dá um tapa numa face, ofereça também a outra; se alguém lhe toma o manto, deixe que leve também a túnica. Dê a quem lhe pede e, se alguém tira o que é de voce, não peça que devolva. O que voces desejam que os outros lhes façam, também voces devem fazer a eles. Se voces amam somente aqueles que os amam, que gratuidade é essa? Até mesmo os pecadores amam aqueles que os amam. Se voces fazem o bem somente aos que lhes fazem o bem, que gratuidade é essa? Até mesmo os pecadores fazem assim. E se voces emprestam somente para aqueles de quem esperam receber, que gratuidade é essa?Até mesmo os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia.Ao contrário, amem os inimigos, façam o bem e emprestem, sem esperar coisa alguma em troca. Então, a recompensa de voces será grande, e voces será grande, e voces serão filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para os ingratos e maus. Sejam misericordiosos, como também o Pai de voces é misericordioso".
"Não julguem, e voces não serão julgados; não condenem, e não serão condenados; perdoem, e serão perdoados. Deem, e será dado a voces; colocarão nos braços de voces uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante. Porque a mesma medida que voces usarem para os outros, será usada para voces".Lc.6.27-38( Palavra da Salvação; Glória a vós Senhor! )
Tarefa difícil, impossível, eu não consigo! É assim, que logo pensamos ao lê a passagem que Jesus nos pede para amar os nossos inimigos, amar a quem nos odeia, a quem nos calunia, a quem só quer o nosso mal. Jesus vem e nos pede para fazermos o caminho contrário ao qual estamos querendo;o perdão e não a vingança, o amor e não o ódio; esse é o caminho mostrado por Jesus para termos uma vida plena, um coração bom e misericordioso.É difícil é verdade, mas não impossível, se a ELE estivermos unidos, buscando a graça do perdão através da oração e o desejo no coração.Dessa forma estamos agindo ao nosso favor, porque livre da mágoa, do ódio, do rancor e de outros sentimentos que nos corroem por dentro, que corroem a nossa alma, estamos indo ao encontro da luz, ao encontro da vida plena do amor de Deus. Jesus tanto nos ensina através dos evangelhos como também vivencia em sua própria história de doação; a dor da traição e todos os piores sentimentos que a Ele foram lançados, mas Ele ensina o melhor caminho, o melhor sentimento, o mais saudável, o que verdadeiramente chega ao coração de Deus:o AMOR, sempre o AMOR, o amor divino, o amor misericordioso, aquele que nos faz realizar o que humanamente é impossível.
Peçamos ao Senhor que nos dê sabedoria para captar com o coração espiritual a mensagem que Jesus nos deixa no evangelho de hoje e a graça de alcançar a grandiosidade de saber perdoar e gozar de uma vida plena das bençãos de Deus.
11-09-2013 ( Bíblia Ave Maria )
"Então ele ergueu os olhos para os seus discípulos e disse:
"Bem-aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o Reino de Deus!
"Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis fartos!
"Bem-aventurados vós que agora chorais, porque vos alegrareis!
"Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos ultrajarem e quando repelirem o vosso nome como infame por causa do Filho do homem! Alegrai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu. Era assim que os pais deles tratavam os profetas.
"Mas ai de vós, ricos, porque tendes a vossa consolação!
"Ai de vós, que estais fartos, porque vireis a ter fome!
"Ai de vós, que agora rides, porque gemereis e chorareis!
"Ai de vós, quando vos louvarem os homens, porque assim faziam os pais deles aos falsos profetas! Lc.6,20-26 ( Palavra da Salvação; Glória a vós Senhor! )
Uma das mais belas passagens bíblica; O SERMÃO DA MONTANHA! PROMESSAS DA ALIANÇA. O olhar e as palavras de Jesus dirigidas aos seus discípulos, são firmes e "expressam a esperança presente no coração de todo o povo de Deus". São promessas de bençãos para a vida daqueles que verdadeiramente teem o coração voltado para as coisas do alto; o Reino de Deus. Ele mostra que, perseguição sofrerão, tribulação sugirá, tristezas abalarão, calúnias lhes atingirão, portanto tudo vai passar, porque o kairós na vida deles chegará, é o dia da graça plena, o tempo de Deus para cumprir a promessa. Jesus promete, Ele cumpre! Sua palavra é verdadeira, é única, dá esperança, força e coragem para se seguir em busca da restauração humana e viver a plenitude da promessa da aliança, em busca de um aprofundamento interior e gozarmos das bem-aventuranças também em nossa vida terrena.
“Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus” (Cl 3,1).
A Palavra do Senhor está nos convidando a olharmos para as coisas do
alto, a aspirarmos as coisas do céu, buscarmos as coisas que dão sentido
eterno à nossa vida."(Trecho da homilia do Padre Roger Araújo, sacerdote da Comunidade Canção Nova ).
10-09-2013 ( Bíblia Ave Maria )
"Naqueles dias, Jesus retirou-se a uma montanha para rezar, e passou aí toda noite orando a Deus. Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos: Simão, a quem deu sobrenome de Pedro; André, seu irmão; Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado Zelador; Judas, irmão de Tiago; e Judas Iscariotes, aquele que foi o traidor.
Descendo com eles, parou numa planície. Aí se achava um grande número de seus discípulos e uma grande multidão de pessoas vindas da Judéia, de Jerusalém, da região marítima, de Tiro e Sidônia, que tinham vindo para ouvi-lo e ser curadas das suas enfermidades. E os que eram atormentados dos espíritos imundos ficavam livres. Todo o povo procurava tocá-lo, pois saía dele uma força que os curava a todos". Lc.6,12-19 ( Palavra da Salvação; Glória a vós Senhor! )
Na leitura do Evangelho de hoje, percebemos a disposição e o ensinamento de Jesus para a oração. Ele nos dá pelo seu exemplo; que necessitamos orar, orar sempre, em todas as circunstâncias. Só pela oração somos fortalecidos, somos restaurados, somos curados e vitoriosos. Quando oramos, subimos ao encontro da misericórdia divina. E Jesus, sempre estava em oração, Ele se refugiava nas montanhas; um lugar alto, mais perto do céu, onde seu coração espiritual se unia ao de Deus e Ele passava a noite toda nessa interiorização pois tão bem sabia da sua missão. Era uma preparação d'Ele para enfrentar tantos dissabores e injustiças que surgiriam em sua caminhada terrena. Precisava de oração; o filho de Deus também sentia necessidade da alimentação espiritual. Subia a montanha! Orar, é subir, e sempre mais alto, porque quanto mais procuramos nos aproximar do Senhor mais a nossa alma se eleva.
Após uma noite de oração, Jesus escolhe àqueles que iriam continuar a sua obra; os apóstolos! Eles recebem de Jesus o envio; a responsabilidade de levar tudo que eles aprenderam do Mestre, até mesmo lhes fora dado o poder de curar e libertar no nome de Jesus Cristo, o filho de Deus. Após a escolha, o Senhor desceu com eles e parou numa "planície" isto é; a realidade! triste, é verdade; mas é a realidade de um povo que vivia com sede de justiça, buscando dias melhores, desejosos de esperança. Era em Jesus que aquele povo via a tão sonhada esperança para uma sociedade nova. Só queriam ouví-Lo, tocá-Lo porque sabiam que algo novo d'Ele saía, eles comprovavam isso quando Jesus tocava em algum enfermo, algum possesso; havia uma mudança no estado físico,mental ou espiritual daquela pessoa, tamanha é a força que d'Ele saia; a força do AMOR a força da MISERICÓRDIA, que, quando tocada em qualquer um que busque a Deus em espírito e verdade, tem o poder de mudar seja o que estejamos passando. Assim age Jesus. Ele faz acontecer! Precisamos assumir a postura de cristãos, começando pela fidelidade da oração, crendo no poder que dela podemos receber e também de transmitir com ação através dos dons dados por Deus a todos nós. Creiamos nessa afirmação: "pois saía dele uma força que os curava a todos". PELA ORAÇÃO TOQUEMOS EM JESUS PARA SENTIR O PODER DA SUA FORÇA SANTIFICANTE E LIBERTADORA QUE É VIVA ONTEM, HOJE E ETERNAMENTE!
FRUTOS DO EVANGELHO
- Recolhimento
- Oração
- Luz ( "ao amanhecer"..... )
- Envio ( a escolha já é o envio; porque a partir daí eles tinham toda uma responsabilidade de colocar em prática todo ensinamento de Jesus.
- Enxergar ( "Aí se achava um grande número de seus discípulos e uma grande multidão de pessoas"....)
- Escuta
- Cura
- Libertação
- Força
- Poder
EFEITOS DO EVANGELHO
- Busca pelas coisas do alto
- Despojamento ( "e passou aí toda noite orando a Deus" )
- Dedicação ( o próprio despojamento)
- Chamado ( " chamou seus discípulos "..... )
- Escolha ( "e escolheu doze dentre eles".....)
- Dedicação e atenção àqueles que estão na "planície" a margem, esquecidos.
09-09-2013 ( Bíblia Ave Maria )
"Em outro dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e ensinava. Achava-se ali um homem que tinha a mão direita seca. Ora, os escribas e os fariseus observavam a Jesus para ver se ele curaria no dia de sábado. Eles teriam então pretexto para acusá-lo.Mas Jesus conhecia os pensamentos deles e disse ao homem que tinha a mão seca: "Levanta-te e põe-te em pé, aqui no meio". Ele se levantou e ficou em pé. Disse-lhe Jesus: "Pergunto-vos se no sábado é permitido fazer o bem ou o mal; salvar vida, ou deixá-la perecer." E relanceando os olhos sobre todos, disse ao homem: "Estende tua mão." Ele estendeu, e foi-lhe restabelecida a mão. Mas eles encheram-se de furor e indagavam uns aos outros o que fariam a Jesus." Lc.6.6-11 ( Palavra da Salvação; glória a vós Senhor! )
Para os fariseus e escribas, Jesus era uma constante ameaça. Ele contrariava o velho sistema! Mostrava às pessoas que elas tinham valor, dignidade e igualdade como ser humano. Portanto ajudar as pessoas, fazer o bem, não é necessário lugar apropriado, dia certo, basta um olhar diferenciado para enxergar quem está precisando de ajuda, quem está precisando de uma atenção. É assim o "olhar de Jesus; diferenciado. Ele olha para alguém que está num canto" ele percebe a dor que esse homem passava, grande devia ser o seu sofrimento, devido a indiferença das pessoas para com ele só pelo fato de ter um problema físico. Ele percebeu a dura realidade daquele homem, teve compaixão e logo agiu, sem se preocupar com as normas que proibiam qualquer tipo de ação no dia de sábado. Jesus, sonda os corações e já sabia que aqueles homens estavam ali para tentar acusá-lo, mas Ele não se importa, porque no verdadeiro amor não existe temor nem barreiras que possam impedir dele agir. Ele queria que aquele homem que tinha a mão direita paralisada gozasse da libertação e tivesse sua vida resgatada.Com autoridade e ciência do que estava fazendo, Ele ordena que o homem saia daquele estado de humilhação, levante a cabeça e venha para o meio, a vista de todos. Jesus queria que as outras pessoas também pudessem enxergar a beleza e grandeza, do que é um ato de amor; como faz bem! É essencial se fazer o bem sempre. Quando verdadeiramente nos abrimos para essa finalidade, ultrapassamos nossas limitações, derrubamos barreiras e arrebentamos correntes. Porque o Espírito Santo nos impulsiona, nos encoraja dando-nos a graça de sentir um amor diferenciado, um olhar diferenciado, igual ao de Jesus para com o próximo. Jesus curou aquele homem, quanta alegria deve ter sentido aquele coração que provavelmente a muito não sentia tamanha felicidade. Fazer o bem, não tem preço! É gratificante sabermos que Deus nos deu essa graça; dando-nos a oportunidade da vida. É aqui, hoje, agora que devemos abrir os olhos para enxergar melhor as pessoas e estarmos sempre com o coração aberto para saber acolhê-las quando elas necessitarem. Quem se doa se aproxima ainda mais de Jesus.
08-09-2013 ( Bíblia Pastoral )
"Grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele disse: "Se alguém vem a mim e não dá preferência mais a mim que ao seu pai, à sua mãe, à sua mulher, aos filhos, aos irmãos, às irmãs, e até mesmo à sua própria vida, esse não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. De fato, se alguém de voces quer construir uma torre, será que não vai primeiro sentar-se e calcular os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, lançará o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso, começarão a caçoar, dizendo: "Esse homem começou a construir e não foi capaz de acabar!" Ou ainda: Se um rei pretende sair para guerrear contra outro, será que não vai sentar-se primeiro e examinar bem, se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? Se ele vê que não pode, envia mensageiros para negociar as condições de paz, enquanto o outro rei ainda está longe. Do mesmo modo, portanto, qualquer de voces, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo." Lc.14.25-33 ( Palavra da Salvação; Glória a vós Senhor! )
Disse Jesus: “Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo” (cf. Lc 14,27).
Na verdade, eu queria que nós entendêssemos que para sermos
discípulos de Jesus nós não podemos abandonar a nossa cruz. É o
contrário, o discípulo é aquele que abraça a sua cruz, a sua condição de
vida.
A tentação faz com que algumas pessoas acreditem que seguir Jesus
fará com que elas não tenham mais sofrimentos, não passará mais por
dificuldades e sua vida será transformada. É verdade que Jesus
transforma, muda a nossa vida, mas a transformação não significa não ter
mais aflições, sofrimentos e dificuldades. Aqui, estamos falando da
transformação de mentalidade.
Jesus abre a nossa mente para não fugirmos de nossas
responsabilidades e nos ensinar a abraçar com amor e ternura aquilo que é
próprio da nossa vida. Digo isso, porque você sabe que ser pai e mãe é
uma cruz; sabe que o casamento é uma cruz, ser padre é também carregar
uma cruz a cada dia.
O trabalho, o emprego, os estudos, a vida que levamos têm as
dificuldades próprias de cada tempo, de cada situação, é por isso que
nos bate a tentação do abandono, da tristeza, da dor, do desânimo, do
cansaço e nos faz querer fugir das responsabilidades e dizer: “Agora eu
vou ser de Deus!”.
O Senhor está nos dizendo: “Não fuja, abrace, carregue o que é seu, o
que é da sua responsabilidade”. Às vezes, por causa das doenças, das
enfermidades, das dificuldades econômicas e de todas as situações que
passamos na vida, achamos que Deus nos abandonou. Muito pelo contrário,
quando essas dificuldades baterem à nossa porta, quando alguma espécie
de sofrimento vem ao nosso encontro, só podemos clamar: “Senhor,
ajude-nos a carregar a nossa cruz de cada dia; ajude-nos a enfrentar
esse novo desafio, essa nova aprovação, essa nova situação de vida pela
qual estamos passando. Não nos permita desanimar, Senhor, nem correr da
nossa cruz de cada dia”.
Peço que o bom Deus, o qual nos convida a um desapego, nos dê
condição de olharmos para Ele e nos tornarmos Seus seguidores. Que esse
mesmo Deus nos dê a força e a graça necessárias para carregarmos a nossa
cruz de cada dia.
Que Deus nos dê ânimo, força, coragem e fortaleza, porque nós
queremos ser discípulos de Jesus, e como bons discípulos, queremos
carregar a nossa cruz de cada dia.
Deus abençoe você! (HOMÍLIA DO PADRE ROGER ARAÚJO, SACERDOTE DA COMUNIDADE CANÇÃO NOVA)
07-09-2013 ( Bíblia Ave Maria )
"Em dia de sábado, Jesus atravessava umas plantações; seus discípulos iam colhendo espigas(de trigo), as debulhavam na mão e comiam. Alguns fariseus lhes diziam: "Porque fazeis o que não é permitido no sábado?" Jesus respondeu: "Acaso não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os seus companheiros; como entrou na casa de Deus e tomou os pães da proposição e deles comeu e deu de comer aos seus companheiros, se bem que só aos sacerdotes era permitido comê-los?" E ajuntou; "O Filho do homem é senhor também do sábado."
05-
09-2013 ( Bíblia Pastoral )
"Certo dia,Jesus estava na margem do lago de Genesaré. A multidão se apertava ao seu redor para ouvir a Palavra de Deus. Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago; os pescadores haviam desembarcado, e lavavam as redes. Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e da barca, ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: "Avance para as águas mais profundas, e lancem as redes para a pesca." Simão respondeu: "Mestre, tentamos a noite inteira, e não pescamos nada. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes." Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes, que as redes se arrebentavam. Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que fossem ajudá-los. Eles foram e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. Ao ver isso, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: " Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!" É que o espanto tinha tomado conta de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Mas Jesus disse a Simão: "Não tenha medo! De hoje em diante voce será pescador de homens." Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus. Lc.5,1-11 ( Palavra da Salvação; Glória a vós Senhor! )
Uma coisa que eu jamais posso dizer: “Não tem mais jeito”. Só não
tem mais jeito para aquele que não vive da fé, para aquele que perdeu a
esperança e já não crê.
“Quando acabou de falar, disse a Simão: "Avança para águas mais
profundas, e lançai vossas redes para a pesca’” (Lc 5,4).
Diante de uma pescaria difícil, num dia em que “o mar não estava para
peixe”, Jesus se manifestou de um modo maravilhoso e surpreendente aos
discípulos, especialmente a Simão e aos seus companheiros de pesca: Tiago e
João.
Não era possível, naquele dia, pegar mais peixes, porque o mar não estava
bom, os peixes não apareciam, mas o Senhor deu a dica, deu a ordem: “É preciso
avançar para as águas mais profundas”.
Às vezes, as coisas não andam boas para nós; às vezes tendemos a ficar
desanimados, tristes ou sem perspectiva, sem saber qual caminho tomar, qual
direção dar à nossa vida. Muitas vezes, a economia não está boa, as coisas não
estão bem dentro de nossas casas, passamos necessidades, situações difíceis na
vida.
Quem não passa por tempos de crise? Quem, muitas vezes, não se propõe a
pescar e nada de peixe aparecer?
As palavras do nosso Mestre, em tempos de crises, de dificuldades, não são
para nos deixar estagnados do jeito que estamos, parados como se as coisas não
tivessem mais jeito. Se tem uma palavra que não pode fazer parte do vocábulo
daquele que é o seguidor de Jesus é “desânimo”.
Uma coisa que eu jamais posso dizer: “Não tem mais jeito”. Só não tem mais
jeito para aquele que não vive da fé, para aquele que perdeu a esperança e já
não crê.
Se você crê, se você colocou em Deus a sua esperança, a ordem é muito clara
para nós: “Lançai para as águas mais profundas, lançar as redes para a pescas”.
Os discípulos foram obedientes ao Senhor e pegaram uma grande quantidade de
peixes.
Eu tenho certeza de que Deus vai operar milagres na sua vida se você for
obediente à Palavra d’Ele. A incredulidade será afastada e você verá a
abundância do Senhor na sua vida.
Creia, tenha confiança no Senhor, independente do que você estiver passando.
Avance, siga firme na sua fé.
Deus abençoe você! (HOMILIA DO PADRE ROGER ARAÚJO,SACERDOTE DA COMUNIDADE CANÇÃO NOVA)
03-09-2013 ( Bíblia Ave Maria )
"DESCEU A CAFARNAUM, CIDADE DA GALILÉIA, E ALI ENSINAVA-OS AOS SÁBADOS. MARAVILHAVAM-SE DA SUA DOUTRINA, PORQUE ELE ENSINAVA COM AUTORIDADE.
ESTAVA NA SINAGOGA UM HOMEM QUE TINHA UM DEMÔNIO IMUNDO, E EXCLAMOU EM ALTA VOZ: "DEIXA-NOS! QUEM TEMOS NÓS CONTIGO, JESUS DA NAZARÉ? VIESTE PARA NOS PERDER? SEI QUEM ÉS: O SANTO DE DEUS!" MAS JESUS REPLICOU SEVERAMENTE: "CALA-TE E SAI DESTE HOMEM." O DEMÔNIO LANÇOU-O POR TERRA NO MEIO DE TODOS E SAIU DELE, SEM LHE FAZER MAL ALGUM. TODOS FICARAM CHEIOS DE PAVOR E FALAVAM UNS COM OS OUTROS: "QUE SIGNIFICA ISSO? MANDA COM PODER E AUTORIDADE AOS ESPÍRITOS IMUNDOS E ELES SAEM?" E CORRIA A SUA FAMA POR TODOS OS LUGARES DA CIRCUNVIZINHAÇA. LC.4,31-37 ( PALAVRA DA SALVAÇÃO; GLÓRIA A VÓS SENHOR! )
JESUS SEGUIA CUMPRINDO A SUA MISSÃO. POR ONDE PASSAVA A SUA LUZ BRILHAVA, DEIXANDO TODOS QUE OS OUVIA MARAVILHADOS COM A SUA MANEIRA DE PREGAR A PALAVRA. TAMANHA SABEDORIA SAÍA DE SEU CORAÇÃO, QUANTA FIRMEZA E SEGURANÇA AO PROCLAMAR A PALAVRA DE DEUS.
A PRESENÇA DE JESUS TRAZIA TANTA LUZ, QUE INCOMODAVA AOS QUE DELA ESTAVAM DISTANTE.
O MUNDO DAS TREVAS NÃO SUPORTA A LUZ; ELA INCOMODA, POR ISSO O HOMEM QUE ESTAVA NA SINAGOGA, NÃO SUPORTOU QUANDO VIU E OUVIU JESUS PREGAR. PORQUE O ESPÍRITO DELE ESTAVA CONTAMINADO PELA PRESENÇA DA FORÇA DO MAL. PORÉM ESSA PASSAGEM DEIXA CLARO PARA NÓS, QUE ATÉ O DEMÔNIO RECONHECE JESUS COMO "O SANTO DE DEUS" E ELE SE ASSUSTA PORQUE SABE O PODER DAQUELA PRESENÇA. COM JESUS ALI ELE NADA PODIA FAZER DE MAU NAQUELE AMBIENTE. JESUS É SANTO, ELE SABE, JESUS É FILHO DE DEUS, ENTÃO A FALSA FORÇA DELE SERIA DESMASCARADA E A IMENSIDÃO DA LUZ QUE SAIA DE JESUS O ATRAPALHAVA AINDA MAIS. ELE ATÉ TENTOU DESVIAR A ATENÇÃO DE TODOS COM O SEU FALATÓRIO A RESPEITO DE JESUS, MAS JESUS SABIAMENTE PERCEBEU E COM AUTORIDADE E FIRMEZA DEIXOU CLARO QUE ALI NÃO HAVIA ESPAÇO ALGUM PARA ELE, QUE O SEU LUGAR NÃO ERA NAQUELE AMBIENTE SANTO, AQUELE CORPO QUE ELE ESTAVA TENTANDO TOMAR, PERTENCIA UNICAMENTE A DEUS. MANDOU QUE ELE SE CALASSE E SAISSE IMEDIATAMENTE DO HOMEM. PERCEBEMOS QUE A AUTORIDADE DE JESUS NÃO É BASEADA EM GRITARIA, ELE COM SERENIDADE E FIRMEZA AS PESSOAS O RESPEITAM. A ESSAS PALAVRAS JESUS DEIXA UM ENSINAMENTO PARA NÓS; QUE NÃO DEVEMOS DAR AUDIÊNCIA AO MAL A QUEM NÃO MERECE. QUANTO MAIS LHE DAMOS CARTAZ MAIS ELE VAI ENCONTRANDO BRECHAS, PORQUE O INIMIGO É SÚTIL, ELE PENETRA EM NOSSOS PENSAMENTOS, TIPO: "NÃO TEM NADA HAVER, ISSO NÃO EXISTE; É SÓ UMA MENTIRINHA NÃO FAZ MAL, ETC " MUITAS VEZES FALAMOS ASSIM OU PARECIDO E POR PENSARMOS DESTA FORMA O ESPAÇO VAI SE ALARGANDO E A NOSSA MENTE SUTILMENTE O MAL VAI CONTAMINANDO. POR ISSO QUE EM OUTRAS PASSAGENS DA BÍBLIA EXISTE ALERTA COMO "VIGIAI E ORAI". SÓ PELA FORÇA DA ORAÇÃO E A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO FLUINDO EM NOSSO SER TEREMOS DISCERNIMENTO DO QUE VEM DE DEUS E O QUE A ELE NÃO PERTENCE. SABENDO DISCERNIR NÃO PERMITIREMOS SER ENGANADOS, PORQUE A LUZ JÁ ESTÁ NOS ILUMINANDO E O MALIGNO NÃO ENCONTRA ESPAÇO PARA NOS CONFUNDIR. A AUTORIDADE DE JESUS JÁ ESTÁ PRESENTE EM NOSSO SER PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, ATRAVÉS DELA SABEREMOS RENUNCIAR E REJEITAR A PRESENÇA DAQUILO QUE NÃO PERTENCE A DEUS, DAQUILO QUE SÓ QUER ATRAPALHAR A NOSSA VIDA E À ESSAS COISAS DEVEMOS DIZER, NÃO! COM FIRMEZA SEM VACILAÇÕES.
TAMANHA BELEZA QUE SAÍA DE JESUS, QUE AS PESSOAS NÃO CONSEGUIRAM FICAR CALADAS, ELAS SAIRAM, PROCLAMARAM E TESTEMUNHARAM AS MARAVILHAS QUE ELE FIZERA ÀQUELE HOMEM QUE ESTAVA ATORMENTADO PELO ESPÍRITO IMUNDO; ELE LHES DEU A LIBERDADE! A VISTA DE TODOS. É A LUZ QUE NOS PERMITE ENXERGAR E ESSA LUZ SÓ POSSUI QUEM SEGUE A JESUS.