quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

SALMOS

Salmo 1 ( Bíblia Ave Maria )    OS DOIS CAMINHOS 

Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta entre os escarnecedores.
Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite.
Ele é como a árvore plantada na margem das águas correntes: dá fruto na época própria, sua folhagem não murchará jamais.
Tudo o que empreende, prospera.
Os ímpios não são assim!
Mas são como a palha que o vento leva.
Por isso não suportarão o juízo, nem permanecerão os pecadores na assembleia dos justos.
Porque o Senhor vela pelo caminho dos justos, ao passo que o dos ímpios leva à perdição.

Reflexão:

O Salmista nos mostra os dois caminhos: o que nos leva ao caminho do Senhor e o que nos afasta do caminho do Senhor. Ele aponta a verdadeira felicidade! Aquele que segue as trilhas redentoras apontadas pelo salmista e opta por seguir em frente nessa caminhada é o mesmo que despertar e enxergar que seguindo por esse caminho a raiz do meu coração vai a cada passo dado se enraizando e se fortalecendo na margem da água cristalina que jorra do Coração de Jesus, encontrando assim as virtudes necessárias para ser verdadeiro cristão. A verdadeira felicidade só se encontra em Cristo Jesus, mas é preciso que se tenha disposição, despojamento, acolhimento, desejo e querer. Como diz o salmista: "Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite"
Este salmo é muito rico para o aprendizado cristão; devemos ler com unção para enxergar a beleza e os ensinamentos nele contidos.





Salmo 4  ( Bíblia Ave Maria )     ORAÇÃO DA NOITE

Quando vos invoco, respondei-me, ó Deus de minha justiça, vós que na hora da angústia me reconfortastes. Tende piedade de mim e ouvi minha oração.
Ó poderosos, até quando tereis o coração endurecido, no amor das vaidades e na busca da mentira?
O Senhor escolheu como eleito uma pessoa admirável; o Senhor me ouviu quando o invoquei.
Tremei, mas sem pecar; refleti em vossos corações, quando estiverdes em vossos leitos e calai.
Oferecei vossos sacrifícios com sinceridade e esperai no Senhor.
Dizem muitos: "Quem nos fará ver a felicidade?"
Fazei brilhar sobre nós, Senhor a luz da vossa face.
Pusestes em meu coração mais alegria do que quando abundam o trigo e o vinho.
Apenas me deito, logo adormeço em paz, porque a segurança de meu repouso vem de vós só, Senhor.



Reflexão:

Vamos refletir um pouco o Salmo; Percebemos que o salmista tem plena confiança no Senhor. Ele suplica pela justiça e afirma que na hora da angústia foi por Deus confortado. Suplicante, continua pedindo que o Senhor tenha piedade dele e que suas orações sejam ouvidas, sinal de humildade também encontramos nas palavras do salmista. Faz uma advertência aos que teem o coração endurecido, os egoístas, os que só pensam em seu bel-prazer, sem se importar com o próximo, àqueles que ainda não se deixaram seduzir pelo encanto da verdadeira felicidade que Deus nos oferece: a sua graça, a sua misericórdia e o seu amor supremo.
Ressalta a importância do silêncio; como sendo o melhor meio para uma reflexão e que é no silêncio da alma que a sabedoria se faz presente. É saber esperar e confiar em Deus, esta é uma espera redentora.
No final, é visível a sua fé em Deus; é entrega total de uma plena confiança, de alguém que se sente totalmente seguro em Deus e em suas promessas.
Lindo! Só com essa visão é que alcançaremos e saborearemos a verdadeira felicidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário