quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

EVANGELHO DO DIA ( MÊS DE FEVEREIRO )

12-02-2014 (Bíblia Ave Maria)

"Tendo chamado de novo a turba, dizia-lhes: "Ouvi-me todos, e entendei. Nada há fora do homem que entrando nele o possa manchar; mas o que sai do homem, isso é que mancha o homem.[A bom entendedor meia palavra basta.]"
Quando deixou o povo e entrou em casa, os seus discípulos perguntaram-lhe acerca da parábola. Respondeu-lhes: "Sois também vós assim ignorantes? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode tornar impuro, porque não lhe entra no coração, mas vai ao ventre e dali segue sua lei natural?" Assim Ele declarava puros todos os alimentos. E acrescentava: "Ora, o que sai do homem, isso é que mancha o homem. Porque é do interior do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos: devassidões, roubos, assassinatos, adultérios, cobiças, perversidades, fraudes, desonestidade, inveja, difamação, orgulho e insensatez.Todos estes vícios procedem de dentro e tornam impuro o homem." Mc.7,14-23 (Palavra da Salvação; Glória a vós Senhor!)


Esta parábola, nos adverte para que tenhamos muito cuidado com o que pensamos e falamos. Os maus pensamentos nos leva a praticar más ações. O Senhor, faz referência aos alimentos, devido ao apego que os fariseus e judeus tinha à tradição dos antigos; mas esqueciam-se que muitas vezes seus pensamentos e atitudes eram opostas ao que pregavam.Daí,Jesus chama à atenção; ao que verdadeiramente torna o homem impuro: Um coração maldoso, cheio de malícias, mentiras, falsidades, um coração capaz de praticar as piores e mais monstruosas inverdades. Esse é o comportamento que torna o homem impuro. Porque, tais atitudes, saem do interior, isto é, do coração espiritual. Diferentemente do alimento, que é só ingerido e depois normalmente é feita a digestão. 
Para o verdadeiro cristãojá não há mais espaço para tais pensamentos, porque, aquele que vive em comunhão com o Senhor, pela graça do Espírito Santo, sabe discernir o que vem de Deus e o que não vem. Acontecendo ser surpreendido por tais pensamentos, ele vai saber renunciá-los em nome de Jesus Cristo, trazendo de volta para o seu coração a quietude, paz e mansidão do Senhor. Essa é a caminhada e vigilância constante do verdadeiro Cristão: Não dá brechas ao inimigo! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário