terça-feira, 2 de setembro de 2014

EVANGELHO DO DIA

 DIA 02/09/2014 Bíblia Ave Maria

"Desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e ali ensinava-os aos sábados. Maravilhavam-se da sua doutrina, porque ele ensinava com autoridade.
Estava na sinagoga um homem que tinha um demônio imundo, e exclamou em alta voz: "Deixai-nos! Que temos nós contigo, Jesus de Nazaré? Vieste para nos perder? Sei quem és: o Santo de Deus!" Mas Jesus replicou severamente: "Cala-te e sai deste homem." O demônio lançou-o por terra no meio de todos e saiu dele, sem lhe fazer mal algum. Todos ficaram cheios de pavor e falavam uns com os outros: "Que significa isso? Manda com poder e autoridade aos espíritos imundos e eles saem?" E corria a sua fama por todos os lugares da circunvizinhança." Lc, 4, 31-37 (Palavra da Salvação; Glória a vós Senhor!

Vamos refletir!

Observamos mais uma vez, que Jesus estava sempre em caminhada; curando, ensinando, libertando, etc. Nessa passagem, vemos, tanto o ensinamento, quanto a cura e a libertação. No início, é, a pregação, o ensinamento. Tamanha sabedoria em seus ensinamentos, que a todos encantava. Observavam que n'Ele havia algo diferente, havia uma verdade e autoridade nunca vista. Todos "maravilharam-se com sua doutrina". É o encantamento da Palavra, é a essência da beleza Divina contida na Palavra, que, o Ungido do Senhor tão lindamente transmite. É unção, é sabedoria! Porém, sabemos que os espíritos imundo, estão em toda parte, andam "espalhados pelos ares."(Ef,6,12) Contudo, no meio desse povo, que escutava admirando Jesus, não foi diferente. Um homem que lá se encontrava, foi o alvo que o maligno encontrou, para tirar a atenção das pessoas que estavam centradas em Jesus. O que ele fez, gritou, para que todos desviassem a atenção e olhassem para ele, dizendo: "deixai-nos!" Nesta única palavra, já percebemos que o demônio não age sozinho, ele vem acompanhado de uma legião, que são "os principados, as potestades, os príncipes deste mundo tenebroso" (Ef,6,12). O maligno, conhece Jesus pelo nome e vou mais além; ele sabe e reconhece que ELE, é o Santo de Deus. Portanto, sabendo disso, ele fica perturbado, porque sabe da força, poder e autoridade que tem Jesus Cristo, o Santo de Deus!
Importante ressaltar, que Jesus não tem diálogo algum com o demônio, Ele dá ordem com autoridade;  "Cala-te e sai deste homem." O suficiente, para o demônio sair daquele homem, sem lhe causar mal algum.
Essa deve ser a nossa postura, como cristãos, diante de determinadas situações em nossa vida; a de ter autoridade e confiança, de que conosco Jesus está e mal nenhum em nós prevalecerá. Não devemos ficar alimentando maus pensamentos, isto é, pensamento negativo; de autodestruição, de culpas, de derrotas, pois, agindo assim, estamos fazendo o contrário do que nos mostra Jesus nesta passagem do evangelho. Estamos dialogando com o demônio pelos nossos pensamentos. Não podemos e nem devemos agir assim! Se eu digo que creio em Jesus, que sou filha de Deus, então meus pensamentos devem ter comunhão com o que é Divino; ter bons pensamentos, mesmo em momentos difíceis, é em Deus, que tenho que por a minha confiança e só n'Ele esperar.
Fiquemos atentos quando surgir tentações. É crer em Deus, com fé, confiança e autoridade, sabendo renunciar qualquer coisa, que nos queira tirar o nosso foco em Jesus. Nosso olhar tem que está fixo em Cristo! Só Ele é o Senhor da nossa vida. Com Ele somos vencedores!  Sejamos vigilantes e orantes! Façamos então a oração de São Bento: "A Cruz Sagrada seja a minha luz, não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás, nunca me aconselhes coisas vãs, é mal o que tu me ofereces. Bebes tu mesmo o teu veneno."





DIA 01/09/2014

O Espírito Santo conduz nossos passos e ilumina nossa vida

Quando nós tomamos posse do Espírito em nossa vida, Ele age em nós, conduz nossos passos, direciona o nosso caminho e ilumina a nossa vida.  

O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista” (Lucas 4, 18).

Sobre Jesus está a autoridade do Espírito Santo. O Senhor não age por Si mesmo, Ele age conduzido, guiado e iluminado pelo Espírito Santo de Deus. O Senhor entra na sinagoga e toma posse desta Palavra: “Hoje essa Palavra das Sagradas Escrituras cumpriu-se sobre mim”.
O Paráclito é uma realidade em nossa vida, nós recebemos o dom do Espírito! Ainda crianças Ele fez morada em nós, veio a nós pela graça sem igual do batismo. Meus irmãos, nós precisamos muito que nossas crianças sejam cheias do Espírito Santo. Isso não porque Ele não age em nossas crianças, porque Ele age de forma admirável nelas, mas sim porque nós, muitas vezes, enterramos os dons d’Ele em nós e não permitimos que o Espírito Santo cresça, com Seus dons, nos nossos filhos, os quais vão aprendendo tantas coisas deste mundo e acabam por enterrar os próprios talentos. Por isso nós que fomos batizados e crismados – que fomos renascidos na graça do Espírito – precisamos tomar posse daquilo que Jesus tomou posse para Si: a ação do Espírito na Sua vida!
Quando nós tomamos posse da ação do Espírito Santo em nossa vida, Ele age em nós, conduz nossos passos, direciona o nosso caminho e ilumina a nossa vida. Sabem, muitas vezes, não seremos nem compreendidos pelos nossos – como Jesus não o foi pelos Seus. A ação do Espírito Santo não é para que nos tornemos pessoas diplomáticas a fim de falemos conforme os interesses desses ou daqueles.
Seremos incompreendidos e não seremos, muitas vezes, tão amados como gostaríamos, mas o que nós não podemos é perder o elo da graça; o que não podemos é desistir da ação do Espírito em nossa vida. O que devemos e precisamos procurar, com mais intensidade, é viver a ação do Paráclito em nós, porque Ele nos envia, nos conduz e nos ilumina. É Ele quem nos leva a anunciar a Boa Nova aos pobres, a libertar a quem está cativo, escravo de si mesmo e a libertar os que estão oprimidos e com o coração sofrendo.
Estou pedindo, hoje, para nós, uma dose redobrada da ação do Espírito na nossa vida. Estou realmente suplicando ao coração de Deus que revitalize, revigore e refaça em nossa vida e em nossos corações a ação primeira do Espírito de Deus.
Assim como Jesus foi guiado, conduzido e iluminado pelo Espírito, nós queremos também que nossa vida seja iluminada, guiada e conduzida pelo poder do Espírito de Deus!
Um bom dia, muito abençoado para você!



Nenhum comentário:

Postar um comentário