sexta-feira, 28 de agosto de 2015

SENSIBILIDADE, RARIDADE NOS CORAÇÕES

Quanto mais os anos se passam, mas tenho entendimento o quanto a vida é bela, como é bom viver. Estou mergulhada no mar das emoções, em tudo que vejo, por mais simples, mais singela que seja a visão, percebo o quanto é lindo e grandioso o Amor de Deus. É beleza demais ao nosso redor! Meu coração se encanta e se alegra, mas ao mesmo tempo ele arde e sofre, porque não valorizamos o que temos de mais belo; a vida! Hoje, logo cedo vi uma linda flor de cor amarela. Parei e contemplei aquela beleza tão ao meu alcance, anunciando que ela havia sido criada para encantar os meus olhos, os meus sentimentos, os meus dias, a minha vida. Obviamente não só para mim, mas para aquele que por ela ao passar, tenha tempo de parar e contemplar o seu desabrochar para a vida encantar.
Como foi forte o que senti! Sempre que vejo nessa planta as flores desabrochando e florindo o jardim do prédio, eu me encanto e paro, para admirá-las. Só que hoje a sensibilidade aflorou de uma forma que me fez não só parar para contemplá-la, mas também, para refletir sobre a beleza de viver. Foi aí que senti doer o meu ser, quando veio claramente em minha mente as notícias de violência de toda espécie, a estupidez, que não deixa o homem enxergar o que de bom existe ao seu redor, essa  a cegueira espiritual que o impede de aproveitar a beleza de viver. Está faltando sentimento, sensibilidade, amor de verdade.É a ausência do aroma da essência da criação Divina, que a cada dia está se distanciando do coração humano.
Como fere a alma, que sedenta está para dar sabor a essa vida, que só carrega desamor e lhe causa tanta dor.
Sinto doer o mais profundo do meu ser, lágrimas rolam, porque vejo no comportamento humano a essência humana indo embora.
Deus tudo fez perfeito! Em tudo que Ele criou, foi pensando no nosso bem-estar. É só olhar para o grande milagre; a criação humana. Observar todo o funcionamento do corpo humano, ter conhecimento de seus órgãos e suas utilidades. Tudo perfeito! Veja a natureza e perceba a sua importância para a nossa existência terrena, observe as plantas, rios, mares, oceanos  tudo tem a sua utilidade e finalidade; o bem do ser humano. Mas o que estamos fazendo? Destruindo! Estamos cegos, mas de uma cegueira espiritual, essa que corrói e sai destruindo todo o entendimento natural.
Sinto vontade de gritar, choro, não consigo controlar as lágrimas. Tanto bem nos foi dado e estamos rejeitando, pior, estamos destruindo em todos os sentidos. Nos falta tempo para apreciar quão bela é a vida, mas encontramos tempo para destruí-la, para depreciá-la, para desvalorizá-la.
Acorda filho de Deus! Acorda e sai em busca d'Aquele que quer te dá a salvação. O único quem te criou e contemplou, tamanho é o Seu amor. Ele que te dá oportunidade de vivenciar toda essa incalculável beleza ao teu alcance. Não deixe passar, nem queira perder essa grande chance. Ela é única! Outra oportunidade não terás.
Olha ao teu redor e verás numa pequena flor, numa árvore que ainda está de pé, num pássaro que ainda consegue voar, na extensão do mar que ainda se pode apreciar. Quanta beleza está sendo deixada de se admirar e de enxergar que Deus está presente em tudo que Ele criou. Seu desejo é que tenhamos entendimento do verdadeiro significado da vida. Ser feliz!
Como é bom viver e entender que essa felicidade é um presente que o criador nos presenteou. Quão bela é a vida! Vamos enxergar as cores que a natureza nos deixou. São as cores do Amor, que em suaves pincelas o Senhor desenhou e a Sua obra com todo amor Ele criou.

AGRACIADA PELO AMOR DE DEUS


Quem cuida de mim é o Amor de Deus! É esse Amor, que me dá a graça de um novo amanhecer.
Pelo sopro do despertar, ele me faz levantar para mais um dia eu caminhar. Se difícil está, Ele estende Sua Mão e com zelo me faz enxergar que há vida pulsando em meu coração. Restaura as minhas forças, me fazendo vê que mais um novo dia vai chegar, trazendo cores e alegrias para o meu viver. É a alma que Ele quer despertar, para que ela não venha pela tristeza se perder.
Foi pelo seu sangue derramado que perdoou os meus pecados, e livre de condenação, eu posso seguir passo a passo. 
É esse Amor que cuida de mim, dia e noite, Sua presença Ele me faz sentir.Agraciada eu sou pela beleza desse Amor, que me acorda todos os dias, dando-me a oportunidade de reconhecer quão bom é viver e poder apreciar as delícias do amanhecer.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

EVANGELHO DO DIA ( MÊS DE AGOSTO )

21-08-2015 (Bíblia Ave Maria)


"Sabendo os fariseus que Jesus reduzira ao silêncio os saduceus, reuniram-se e um deles, doutor da lei, fez-lhe esta pergunta para pô-lo à prova: "Mestre, quel é o maior mandamento da lei?" Respondeu Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito(Deut 6,5). Este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo(Lev 19,18). Nesses dois mandamentos se resumem toda a lei e os profetas." Mat.22,34-40 (Palavra da Salvação; Glória a vós Senhor!)


Reflexão:

Partindo da própria afirmação de Jesus sobre o maior mandamento da lei, percebemos, quão imenso é o amor de Deus. Sua grandeza é tão profunda que nos leva ao caminho da santidade. Amar a Deus; é conhecer e experimentar desse amor que arde em nossas entranhas, é unir a alma e adorná-la com uma linda aliança de entrega, adoração, reverência, dedicação e de reconhecimento. "Isso é fazer de Deus a riqueza maior da nossa vida."
Quando a alma tem sede pelo caminho da santidade, o amor que pulsa, que se movimenta no ser, não fica estático, não para! Ele quer seguir...porque é AMOR doação, é o grande Amor de Deus pulsando no coração espiritual. É o Ágape levando ao Philia. Esse Amor leva a prática, ele nos permite sair  do amor que o mundo costuma nos ensinar, aquele que tem limitações. Enquanto o Amor que nos leva a santidade, este, ultrapassa as nossas limitações, está sempre com disponibilidade para o bem do irmão, o bem do próximo.
Diz Jesus: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda tua alma, e de todo o teu entendimento"..."Amarás teu próximo como a ti mesmo." É uma entrega plena! Sem rodeios, sem "depois", sem "agora não, deixa pra amanhã". Entrega plena é obediência, escuta, paciência, dedicação, imolação das nossas vontades, é o agora. A alma que tem sede, que se despoja ao caminho do verdadeiro Amor, já está preparada pelo próprio Espírito Santo. Ele é o educador da alma! Por isso, uma alma treinada pelo Santo Espírito, já sabe discernir os caminhos que a Deus conduz, o caminho da Luz. Ela não busca caminhos que a leve à escuridão, já não faz mais parte da sua comunhão, porque ela não segue mais na contramão. Essa é a beleza operada em nossa alma, quando ela está na comunhão do Amor Divino. 
Assim foi a vida dos nossos Santos. Vida de entrega, doação, despojamento, escuta, paciência, sofrimentos, regozijo. Despir-se de si mesmo, para servir um único Deus e Senhor Jesus Cristo. Peçamos ao Espírito Santo, a graça de ser por Ele, nossa alma educada, para saborearmos das belezas espirituais que essa entrega nos proporciona e que os Santos sejam as nossas inspirações e exemplos.