21-08-2015 (Bíblia Ave Maria)
"Sabendo os fariseus que Jesus reduzira ao silêncio os saduceus, reuniram-se e um deles, doutor da lei, fez-lhe esta pergunta para pô-lo à prova: "Mestre, quel é o maior mandamento da lei?" Respondeu Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito(Deut 6,5). Este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo(Lev 19,18). Nesses dois mandamentos se resumem toda a lei e os profetas." Mat.22,34-40 (Palavra da Salvação; Glória a vós Senhor!)
Reflexão:
Partindo da própria afirmação de Jesus sobre o maior mandamento da lei, percebemos, quão imenso é o amor de Deus. Sua grandeza é tão profunda que nos leva ao caminho da santidade. Amar a Deus; é conhecer e experimentar desse amor que arde em nossas entranhas, é unir a alma e adorná-la com uma linda aliança de entrega, adoração, reverência, dedicação e de reconhecimento. "Isso é fazer de Deus a riqueza maior da nossa vida."
Quando a alma tem sede pelo caminho da santidade, o amor que pulsa, que se movimenta no ser, não fica estático, não para! Ele quer seguir...porque é AMOR doação, é o grande Amor de Deus pulsando no coração espiritual. É o Ágape levando ao Philia. Esse Amor leva a prática, ele nos permite sair do amor que o mundo costuma nos ensinar, aquele que tem limitações. Enquanto o Amor que nos leva a santidade, este, ultrapassa as nossas limitações, está sempre com disponibilidade para o bem do irmão, o bem do próximo.
Diz Jesus: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda tua alma, e de todo o teu entendimento"..."Amarás teu próximo como a ti mesmo." É uma entrega plena! Sem rodeios, sem "depois", sem "agora não, deixa pra amanhã". Entrega plena é obediência, escuta, paciência, dedicação, imolação das nossas vontades, é o agora. A alma que tem sede, que se despoja ao caminho do verdadeiro Amor, já está preparada pelo próprio Espírito Santo. Ele é o educador da alma! Por isso, uma alma treinada pelo Santo Espírito, já sabe discernir os caminhos que a Deus conduz, o caminho da Luz. Ela não busca caminhos que a leve à escuridão, já não faz mais parte da sua comunhão, porque ela não segue mais na contramão. Essa é a beleza operada em nossa alma, quando ela está na comunhão do Amor Divino.
Assim foi a vida dos nossos Santos. Vida de entrega, doação, despojamento, escuta, paciência, sofrimentos, regozijo. Despir-se de si mesmo, para servir um único Deus e Senhor Jesus Cristo. Peçamos ao Espírito Santo, a graça de ser por Ele, nossa alma educada, para saborearmos das belezas espirituais que essa entrega nos proporciona e que os Santos sejam as nossas inspirações e exemplos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário