sábado, 31 de agosto de 2013

APÓSTOLO PAULO


FAZENDO A LEITURA DA PALAVRA EM ATOS. 9,1-31, O ESPÍRITO SANTO ME DEU A INSPIRAÇÃO PARA ESCREVER UM POUCO SOBRE A CONVERSÃO DE SAULO E POSTERIORMENTE TRAZER REFERÊNCIAS PARA OS DIAS ATUAIS:

*Saulo, homem fiel a antiga "Lei Mosaica" e integro em sua personalidade. Sentia-se no dever de prender todos que estivessem seguindo a doutrina cristã e levá-los à Jerusalém para serem julgados. Sua fidelidade era tanta a antiga lei que a Saulo não importava a distância; o objetivo era dá fim, destruir, não só com prisões, mas com mortes aos seguidores da doutrina cristã. Ele tinha autorização por escrito de seus superiores.(9,1-2)
Já chegando a Damasco, acompanhado pelos guardas, com objetivo firmado "a perseguição" foi neste momento que Saulo sentiu seu universo interior ser invadido por uma luz. Luz esta, desconhecida! Uma realidade mostrada de forma súbita e penetrante, deixando Saulo apavorado, assustado, já que era  uma nova e desconhecida experiência, a qual ele não estava sabendo lidar. Porém ao mesmo tempo, ele sentia que este "novo" era algo bem mais forte do que seu objetivo, do que a ordem a qual ele estava destinado a cumprir.Sentiu no seu interior um chamado para ir contra a ordem dada. Tudo estava muito confuso para ele, até que a voz ressoou em seu coração fazendo-o abrir-se decididamente e definitivamente a essa nova experiência. No momento em que faz a pergunta "Senhor que queres que eu faça?" Ele sentiu que já não tinha domínio sobre si, pelo contrário, sentia-se completamente entregue e sem ação, estava em êxtase. Havia acabado a necessidade e obediência que sentia de perseguir os cristãos.O que ele desejava naquele momento era aderir a essa nova realidade e parecia que tinha pressa. Mesmo surpreso, trêmulo e atônito ele queria se agarrar a essa força que recebeu no momento que enxergou a luz e que penetrou no mais profundo do seu ser, de suas entranhas.
Aquele homem prostrado ao chão, vivendo a maior e mais forte transformação de sua vida.Precisava levantar-se e pôr os pés no chão, encarar a nova realidade que estava tão próxima dele. Seria preciso seguir, entrar firme numa nova fé, mas era necessário esperar pacientemente e deixar que a voz do coração falasse mais forte.(9,3-6)
Até os que estavam com ele perceberam que algo havia mudado nele, mas não tinham o entendimento e ficaram assustados.
Ainda tomado pela surpresa,  percebia que algo mudou, surgia uma nova fé em Saulo. Sente-se firme, mesmo precisando de mãos para levantá-lo do chão.
Ao chegar em Damasco, o que antes para ele parecia estranho agora que sentia o "novo" fluindo no seu interior, passou a perceber a ressurreição em sua vida. Foram três dias voltados unicamente ao seu interior, completamente desligado de tudo e de todos, numa introspecção. Foram três dias de orações, jejuns, descobertas, mudanças e firmeza. Vivendo o seu mundo interior. Saulo sai da morte para a ressurreição.(9,7-9)
Em Damasco, alguns já eram convertidos ao cristianismo.Chegando na comunidade o contato mais direto de Saulo foi com um discípulo da doutrina cristã. Um homem humilde, vivia em oração, obediente às ordens de Deus. Levou a Saulo o Batismo do Espírito Santo, confirmando a luz que Saulo viu resplandecer no seu interior, dando-lhe uma nova visão, destruindo totalmente a cegueira que o impedia de pregar e testemunhar o Cristo vivo. Após a sua total conversão, Saulo sentiu-se fortalecido à iniciar a sua missão; levar e testemunhar Jesus a todos e a todas nações, sem medo do que lhe podia acontecer. Quando tomou consciência da sua conversão Saulo abraçou e acolheu o Cristo vivo e sentiu-se fortalecido.
Quanto mais ele era fiel a sua missão, mais a Luz se irradiava dentro dele. Levado pelo Espírito Santo a dar testemunho de que Jesus Cristo é o Senhor, o que provocava diversas reações por parte dos Judeus, inclusive queriam a sua morte.Mas ainda não era a hora, o Senhor havia escolhido Saulo para levar o "seu nome diante das nações, dos reis e dos filhos de Israel. Eu lhe mostrarei tudo o que terá de padecer pelo meu nome".
Já iniciava para Saulo as dificuldades; de perseguidor torna-se perseguido.
Teve que enfrentar desconfiança nas comunidades quando pregava com coragem a doutrina cristã. Mesmo com as desconfianças, surgiu solidariedade por parte de um homem chamado Barnabé, que se encarregou de fazer as apresentações e contar sobre a conversão de Saulo. Ele foi acolhido e ajudado quando precisou sair de Jerusalém, porque os ex-colegas estavam querendo matá-lo.
Saulo seguia sua missão, cada vez mais encorajado pelo Espírito Santo!
Quanto mais a Igreja pregava aos seguidores a fidelidade, o amor, a obediência, o respeito ao Senhor, mais o Espírito Santo iluminava e ele ia se expandindo ainda mais. As pessoas sentiam-se completamente "invadidas" pelo sentimento de fraternidade e o amor entre eles era fundamental, eram irmãos em Cristo Jesus e a paz reinava sobre eles.(9,10-31)


*A leitura nos mostra uma perseguição, que toma um espaço cada vez maior e uma fidelidade acentuada de um homem íntegro e honesto, cumpridor de seu dever. Essa era a postura de Saulo em relação a obediência à Lei Mosaica. Era uma questão de honra para Saulo, ser cumpridor da Lei.
  A luz que Saulo viu no caminho à Damasco, foi o despertar Divino para que aquele homem íntegro e honesto saísse de seu fechamento e cegueira espiritual.
  "Saulo porque me persegues" É o próprio Deus nos mostrando a rejeição da humanidade por Ele. Logo Ele! que criou e contemplou com tanto amor a sua criação.
  Mas, o Senhor não desiste e penetra no mais profundo do ser daquele homem, que passa a fazer uma reflexão, sentindo necessidade de um afastamento, de uma certa forma prolongado. Tempo este, próprio para  conhecer o seu eu. Este conhecimento, que é a própria essência de Deus existente em todo ser humano, porém, muitas vezes para ser visto é "preciso cair do cavalo". Esta queda é fundamental, para que a luz seja vista e através dela seja enxergada uma nova realidade. 
Foi o que aconteceu com Saulo, surge a transformação. Sua visão foi ampliada, revelando uma realidade tão fascinante que o deixa forte e corajoso. Quando o ser humano abraça com o coração esta nova vida, as correntes verdadeiramente são arrebentadas, as escamas caem dos olhos e o seu caminhar torna-se seguro, confiante, perseverante, esperançoso, onde nada mais o fará retroceder. Quando o homem escuta a voz de Deus, não dá mais para ser o mesmo. É vida nova! O desejo é de seguir sempre em frente, em busca da luz, que só se encontra em Jesus. Essa nova visão, chama-se conversão!







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário