quarta-feira, 14 de agosto de 2013

EVANGELHO DO DIA ( MÊS DE AGOSTO )


31-08-2013 ( Bíblia Pastoral )


"Acontecerá como um homem que ia viajar para o estrangeiro. Chamando seus empregados, entregou seus bens a eles. A um deu cinco talentos, a outro dois, e um ao terceiro: a cada qual de acordo com a própria capacidade. Em seguida, viajou para o estrangeiro.
O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles e lucrou outros cinco. Do mesmo modo o que havia recebido dois lucrou outros dois. Mas, aquele que havia recebido um só, saiu, cavou um buraco na terra e escondeu o dinheiro do seu patrão.
Depois de muito tempo, o patrão voltou, e foi ajustar contas com os empregados. O empregado que havia recebido cinco talentos, entregou-lhe mais cinco, dizendo: "Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei". O patrão disse: "Muito bem, empregado bom e fiel! Como voce foi fiel na administração de tão pouco, eu lhe confiarei muito mais. Venha participar da minha alegria."Chegou também o que havia recebido dois talentos, e disse: "Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei". O patrão disse: "Muito bem, empregado bom e fiel! Como voce foi fiel na administração de tão pouco, eu lhe confiarei muito mais.Venha participar da minha alegria". Por fim, chegou aquele que havia recebido um talento, e disse: "Senhor, eu sei que tu és um homem severo pois colhes onde não plantaste, e recolhes onde não semeaste. Por isso, fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence". O patrão lhe respondeu; "Empregado mau e preguiçoso! Voce sabia que eu colho onde não plantei, e que recolho onde não semeei. Então voce devia ter depositado meu dinheiro no banco, para que, na volta, eu recebesse com juros o que me pertence". Em seguida o patrão ordenou: "Tirem dele o talento, e deem ao que tem dez. Porque, a todo aquele que tem, será dado mais, e terá em abundância. Mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. Quanto a esse empregado inútil, joguem-no lá fora, na escuridão. Aí haverá choro e ranger de dentes." Mt.25,14-30 ( Palavra da Salvação; Glória a vós Senhor! )

Vemos no Evangelho, a seriedade que deve ter o cristão ao assumir Jesus em seu viver, em seu caminhar. Assumir Jesus, é lançar-se à ação; "para que os dons recebidos frutifiquem e cresçam" e não ficar "esperando passivamente a sua manifestação". Deus confia à nós os dons. Não podemos enterrá-los, como fez o terceiro empregado com o talento recebido do  patrão. Vimos na atitude desse empregado, um medo paralisante, impedindo-o de aproveitar a oportunidade dada para prosperar em seu trabalho. Enquanto os outros dois empregados abraçaram a oportunidade, conseguiram enxergar uma forma de fazer os talentos que lhes fora confiado prosperar, não perderam tempo. Saíram logo; eles tinham pressa! A boa nova é alegria, é novidade para ser partilhada e nela há prosperidade. A graça chegou e eles souberam acolhê-la. Entenderam que, aquele seria o momento de mostrar ao dono dos talentos que valeu a pena ele ter confiado na sua capacidade. É verdade, eles tinham capacidade, mas ainda não tinham experimentado desse grande momento; a confiança do patrão.
Fica claro na parábola, a responsabilidade do cristão em relação aos dons divinos. Deus dá, porque confia em nós, mas da mesma forma Ele tira e chegará o dia em que irá cobrar. Por isso, a importância da presença do Espírito Santo em nossa vida, porque, só por meio Dele é que poderemos enxergar o chamado de Deus para o cumprimento de nossa missão. Caso contrário, por medo, covardia, comodidade e preguiça estaremos sempre enterrando os nossos talentos,  deixando de participar da grande alegria e do júbilo que o Senhor nos confere através da prosperidade obtida pelos dons.Quanto mais nos entregamos a ação do Espírito Santo mais graças serão derramadas para o crescimento cristão, como diz o patrão, na parábola: " a todo aquele que tem, será dado mais, e terá em abundância". Como também diz na oração de São Francisco:"Pois é dando que se recebe...".
    
-FRUTOS DO EVANGELHO
  • Chamado
  • Confiança
  • Entrega
  • Ação
  • Capacidade
  • Multiplicação
  • Prosperidade
  • Reconhecimento
  • Alegria
-EFEITOS DO EVANGELHO
  • Seriedade
  • Responsabilidade
  • Acolhimento
  • Coragem
  • Atitude
  • Benção
  • Luz

30-08-2013 ( Bíblia Ave Maria )

"Então o Reino dos céus será semelhante a dez virgens, que saíram com suas lâmpadas ao encontro do esposo.Cinco dentre elas eram tolas e cinco, prudentes. Tomando suas lâmpadas, as tolas não levaram óleo consigo. As prudentes, todavia, levaram de reserva vasos de óleo junto com as lâmpadas. Tardando o esposo, cochilaram todas e adormeceram. No meio da noite, porém, ouviu-se um clamor: Eis o esposo, ide-lhe ao encontro. E as virgens levantaram-se todas e prepararam suas lâmpadas. As tolas disseram às prudentes: Dai-nos de vosso óleo, porque nossas lâmpadas se estão apagando. As prudentes responderam: Não temos o suficiente para nós e para vós; é preferível irdes aos vendedores, a fim de o comprar para vós. Ora, enquanto foram comprar, veio o esposo. As que estavam preparadas entraram com ele para sala das bodas e foi fechada a porta. 
Mais tarde, chegaram também as outras e diziam: Senhor, senhor, abre-nos! 
Mas ele respondeu: em verdade vos digo: não vos conheço!
"Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora." Mt.25,1-13 ( Palavra da Salvação; Glória a vós Senhor! )

Dentro do contexto, sabemos que "o noivo é Jesus, as virgens representam as comunidades cristãs"(  Rodapé da Bíblia Pastoral ).
É mais uma bela Parábola de Jesus; nos mostrando e alertando para a  importância de estarmos sempre vigilantes.Vemos o exemplo que Ele nos dá em relação as virgens. O mesmo acontece conosco quando a nossa fé é "rasa" sem sustentação; ficamos disperso, nos distanciamos, não perseveramos, não nos preparamos, não vigiamos porque nos sentimos cansados, não sabemos esperar, então dormimos. Porque a fé está sem raiz, falta-lhe o óleo da unção, o orvalho que dá vida. Perdemos o momento da graça! porque ela veio, ela vem, ela é derramada abundantemente e constantemente, mas não soubemos acolhê-la, por isso ela passou e uma graça perdida não volta, pelo menos àquela que se deixou passar, virão outras obviamente, porque Deus é bondoso, misericordioso e clemente, está sempre atento ao nosso clamor.Mas temos que ser e estar atentos ao chamado de Deus para não cairmos no risco Dele nos dizer: "não vos conheço!". Só pela fé construída numa rocha é que percebemos a importância de não deixar a graça escapar ou passar, que precisamos ser prudentes, tal qual as virgens "prudentes" elas foram preparadas, não sabiam a hora que o noivo ia chegar mas levaram uma quantidade maior de óleo para poder acender as lâmpadas quando ele chegasse. Quantas vezes vacilamos conosco e com os outros, porque nos faltou prudência,faltou sabedoria, faltou discernimento, faltou a medida certa da fé, só por ela conseguiremos enxergar além das nossas limitações. Nós queremos tudo muito rápido, as respostas de Deus tem que chegar logo, não sabemos esperar, não sabemos perseverar, desistimos fácil. Quando a fé tem raiz, ela tem sustância! Forte e com vigor, saberemos enfrentar e nos preparar para qualquer contratempo que possa surgir em nossa vida.Com  óleo suficiente teremos luz para esperar a tempestade passar.
Que ao longo da nossa caminhada, façamos sempre uma reflexão sobre a nossa e procuremos sempre perguntar: Será que a que eu tenho é suficiente para se manter viva quando as "noites traiçoeiras" "as tempestades" me aflingir? Será que o óleo da unção é suficiente para manter a chama da fé acesa?

-FRUTOS DO EVANGELHO ( Chegada do esposo (Jesus) 
  • Óleo (Unção; presença do Espírito Santo) 
  • Escuta ("Ouviu-se um clamor")
  • Encontro com o esposo ("Eis o esposo, ide-lhe ao encontro"; momento da graça)
  • Prudência ("e as virgens levantaram-se todas e prepararam suas lâmpadas")
  • Acolhimento da graça, regozijo, contentamento ("As que estavam preparadas entraram com ele para a sala das bodas")
  • Alerta ("foi fechada a porta"; não deixar que a graça que nos foi dirigida fique sem ter acolhimento)
  • Ter olhos, ouvidos e coração iluminados para compreender o momento da hora da graça ("Vigiai,pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora."


25-08-2013 ( Bíblia Pastoral )

"Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: "Senhor, é verdade que são poucos aqueles que se salvam?" Jesus respondeu: "Façam todo o esforço possível para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo: muitos tentarão entrar, e não conseguirão.Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, voces vão ficar do lado de fora. E começarão a bater na porta, dizendo: "Senhor, abre a porta para nós!" E ele responderá: "Não sei de onde são voces". E voces começarão a dizer: "Nós comíamos e bebíamos diante de ti e tu ensinavas em nossas praças!" Mas ele responderá: "Não sei de onde são voces. afastem-se de mim, todos voces que praticam a injustiça!" Então haverá aí choro e ranger de dentes, quando voces virem Abraão, Isaac e Jacó junto com todos os profetas no Reino de Deus, e voces jogados fora.Muita gente virá do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. Vejam: há últimos que serão primeiros e primeiros que serão últimos."  Lc.13, 22-30 ( Palavra da Salvação; Glória a vós Senhor! )

Todos os Evangelhos mostram passagens sempre com Jesus caminhando, servindo, curando, ensinando, ouvindo, respondendo, visitando, orando, ressuscitando, se doando e seguindo sempre em frente. Procurando fervorosamente cumprir sua missão de servir a Deus em verdade, despojamento, amor e entrega de sua própria vida para nossa salvação.
E nós, entendemos todos esses gestos de Jesus, principalmente a sua crucificação? O Evangelho de hoje nos leva a uma reflexão sobre o Reino de Deus. Jesus não ressalta nessa passagem que é por Ele que temos a salvação, mas nós já sabemos que sim. Sabemos também que ela veio para todos, que é universal, pois o seu sangue foi derramado para a nossa salvação, sem distinção de pessoas. Isso é fato é real! Porém, Ele ressalta como alcançaremos a entrada no Reino de Deus. Percebemos também, que de Deus nada podemos esconder, Ele sonda os nossos corações, sabe a nossa intenção, o que fazemos e como fazemos. Então se desejamos uma vida eterna, gozando das delícias que o Reino de Deus tem para nos oferecer; é preciso esforço, despojamento, sinceridade, lealdade, fidelidade, compromisso, disposição para mudanças radicais mas valiosas aos olhos de Deus, tudo isso não é nada fácil, já que estamos acostumados a seguir os nossos desejos, nossas vontades; é aí que Jesus mostra quão importante é a porta estreita, só por ela é que entraremos no Reino para participar do banquete. Muitos preferem a porta larga que leva aos encantamentos do mundo, esquecendo-se que existe uma vida eterna. "Hoje" vivemos o tempo da misericórdia, tempo que Deus nos dá para uma lapidação, uma oportunidade para enxergarmos a grandeza do seu amor, através de Jesus. Por isso Jesus diz que não adiante dizer "Senhor,Senhor, abre-nos........"  se aquele que pede só buscou caminhos contrários aos indicados por Deus, a Deus ninguém engana! O amor que se deve praticar é o amor doação; aquele que te deixa feliz por doar-se, não aquele que é praticado por obrigação ou aquele que se espera troca. Belíssima e clara a passagem que Paulo nos fala sobre o amor em sua plenitude na I Carta aos Coríntios,cap.13,1-3 diz assim: " Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se eu não tivesse o amor, seria como sino ruidoso ou como címbalo estridente................. ainda que eu tivesse toda fé, a ponto de transportar montanhas, se não tivesse o amor eu não seria nada. Ainda que eu distribuísse todos os meus bens aos famintos, ainda que entregasse o meu corpo às chamas, se não tivesse o amor, nada disso me adiantaria............."
É essa a porta estreita! Difícil; porque somos limitados, mas temos um auxiliador, o paráclito, aquele que nos socorre quando o buscamos, o Espírito Santo. Ele é o educador de nossas almas. Se desejamos o Reino de Deus mas ainda estamos envolvidos demais com as belezas do mundo, esquecidos das belezas do espírito, peçamos ajuda. A escolha é nossa! Jesus já alertou e detalhou qual o caminho que nos dará um banquete eterno. Fiquemos atentos, para não deixarmos para depois o tempo da graça, porque aí ela passa. Busquemos o que nos eleva e não o que nos puxa para baixo.O caminho é estreito, mas só enquanto estamos passando por ele, porque no final, fica tão largo e cheio de luz  que não há medida que possa ser capaz de saber a sua largura, tamanho e beleza, porque é tudo infinito, assim como é o AMOR DE DEUS, por todos nós. Enquanto o outro caminho que começa largo demais, quanto mais se vai entrando nele mais escuro vai se tornando porque tem fim, é escuridão, nele não há luz. E aí em qual das portas vamos preferir passar??? Façamos uma profunda reflexão, porque esse evangelho ainda tem muito a nos ensinar, será preciso um mergulho profundo nas águas do nosso batismo, na entrega de Cristo na Cruz e na Sua Ressurreição.Para entendermos e desejarmos a Salvação prometida por Deus em Cristo Jesus.


18-08-2013 ( Bíblia Ave Maria )

 "Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos a criança estremeceu de alegria no meu seio . Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!"
E Maria disse:
" Minha alma glorifica o Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,porque olhou para sua pobre serva.
Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.
Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem.
Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos.
Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes.
Saciou de bem os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos.
Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre."
Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa". Lc.1,39-56 ( Palavra da Salvação; Glória a vós Senhor! )

-Quão linda é esta passagem do Evangelho de Lucas! Vamos tentar saborear parte a parte das delícias que nos são oferecidas.
Inicialmente, vemos que Maria envolta da "sombra do altíssimo" isto é;  ungida pelo Espírito Santo e cheia da graça Divina, ela é tomada pelo desejo de ter pressa, de servir,vai às montanhas ajudar a prima que estava grávida. Era na verdade a BOA NOVA que Maria estava levando. Quando verdadeiramente dizemos sim a Deus o Espírito Santo nos impulsiona, não existem obstáculos, dificuldades, nada que nos impeça, que nos faça parar. Assim fez Maria, totalmente tomada pela alegria da felicidade ela na sua simplicidade e humildade se despoja ao serviço, como ela própria disse " eis aqui a serva do Senhor, faça-me em mim segundo a Tua Palavra". E o Senhor fez! Conduzindo-a à casa de Isabel, Deus deixa claro a Sua predileção por Sua escolhida, pois apenas com sua saudação a "criança estremeceu no seu seio" afinal não era uma mulher qualquer que estava ali, era a MÃE DE JESUS, a MÃE DO FILHO DE DEUS e a presença de Maria mudou a visão de Isabel em relação a ela, porque a partir daí não a via só como sua prima mas como " a mãe do meu Salvador". Ela cheia do Espírito Santo ainda diz que "MARIA é bendita entre as mulheres" e que é uma HONRA tê-la em seu convívio. Isabel nos dá uma importante lição: sabermos acolher a Virgem Maria sempre em nosso lar, em nossa caminhada evangelizadora, em nossa comunhão com Jesus e nos sentirmos honrados com a sua presença. Impossível não sentir amor por Maria! Ela, escolhida por Deus para ser a mãe de seu filho amado Jesus Cristo, cheia da graça Divina, a sombra do altíssimo a envolve, o Senhor com ela está. Fica claro a importância de Maria para o plano da Salvação; pelo seu sim e pela vontade de Deus! Vejamos em Maria não uma deusa, porque ela não é, nem tão pouco em momento algum quis ser. Vejamos sim; em Maria, o acolhimento, o despojamento, a entrega, o compromisso com sua missão, o seu sim ativo, sua grandeza, coragem, amor e fé em aceitar a vontade de Deus
Como não enxergar a beleza e importância dela na vida de Jesus e para a humanidade! Ela é tão querida e amada que a um pedido dela o filho atendeu, mesmo não sendo ainda a sua hora de agir; Ele, em Canaã, nas bodas, transformou água em vinho. Da mesma forma ela pede no céu ao filho por nós e ELE atende, realiza e faz a graça acontecer. 
O Magnificat,(Lc.1,46-56) é um lindo poema, é uma declaração, um louvor a Deus que Maria faz. Ela está transbordando de alegria; alegria da plena felicidade. Conduzida sempre pelo Espírito Santo, ela declara todo amor que estava sentindo; com humildade, com a certeza de que Deus estaria com ela e a realização do cumprimento da Palavra do Senhor com a vinda do Salvador para toda humanidade. 
Depois de todas essas afirmações bíblicas, percebe-se que, Maria foi, é e sempre será imaculada, pura e santa sim. No seu ventre, Jesus se formou, se alimentou e se fortificou com o  sangue da sua mãezinha. Portanto, em Cristo Jesus, corre o sangue de Maria.

17-08-2013 ( Bíblia Ave Maria )

"Foram-lhe, então, apresentadas algumas criancinhas  para que pusesse as mãos sobre elas e orasse por elas.Os discípulos,porém, as afastavam.Disse-lhes  Jesus: "Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham." E, depois de impor-lhes as mãos, continuou seu caminho." Mt.19,13-15 (Palavra da Salvação; Glória a vós Senhor! )

-Deixar o mais frágil, o indefeso, o humilde do lado de fora, escanteado, à margem, é bem mais fácil, não precisa de muito esforço é só ser indiferente e ignorá-lo, pronto! aquele não mais perturba, vai embora humilhado sem ser enxergado. Porém, barreiras existiam e sempre vão existir, principalmente para os menos favorecidos, mas Jesus mostra que é possível derrubá-las, basta um olhar que verdadeiramente enxergue o próximo, permitindo uma aproximação, um toque, mesmo que depois se vá adiante. A vida é uma caminhada......temos que seguir sempre em frente além de nossas limitações, é o doar-se; para assim podermos nos aproximar do amor de Deus.
Vimos no Evangelho que os próprios discípulos "afastavam as criancinhas."Eles que viviam com Jesus, ouviam seus ensinamentos, viam suas ações, mas mesmo assim tiveram um comportamento distante do que lhes era passado; O AMOR, A COMPAIXÃO. Jesus discordou de imediato de tal comportamento e mandou que eles não as impedissem de vir até Ele. Foi quebrada a corrente que estava impedindo que os discípulos enxergassem com olhar do amor fraternal. 
A grandeza de enxergar o próximo valoriza e enaltece, "traz para perto bem perto" encurta a distância, reforça o laço fraternal, faz bem a quem está sendo enxergado e muito mais àquele que está conseguindo enxergar seu irmão.
O Evangelho de hoje é um despertar  para todos nós, se realmente somos cristãos devemos ter uma fé unida a ação. A própria Palavra já diz: "fé sem obras é fé morta." 
Jesus quer que também hoje queiramos unidos à Ele pela graça do Espírito Santo, curar, tocar, enxergar, quebrar as correntes que impedem a aproximação, que tenhamos atitude, assim como tiveram, provavelmente as mães ou responsáveis pelas "criancinhas" que tanto queriam que Jesus tocassem nelas orasse por elas, mesmo correndo riscos elas foram e conseguiram, porque foram enxergadas por ELE! 
Peçamos ao Senhor a graça da LUZ divina para enxergarmos àqueles em que muitas vezes não queremos enxergar. Que o Senhor nos dê um coração puro, limpo e livre, como o coração de uma criança. Amém.

-FRUTOS DO EVANGELHO
  • o chamado de Jesus " deixai vir a mim as criancinhas "
  • oração ( imposição das mãos de Jesus )
-EFEITOS DO EVANGELHO
  • abrir caminhos  " não as impeçais "
  • despertar,enxergar,luz
  • ação " E, depois de impor-lhes as mãos, continuou seu caminho."

16-08-2013 ( Bíblia Pastoral )

"Alguns fariseus se aproximaram de Jesus e perguntaram, para o tentar: "É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo?" Jesus respondeu: "Voces nunca leram que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? E que ele disse: "Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne? Portanto, eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não deve separar." Os fariseus perguntaram: "então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio ao despedir a mulher?" Jesus respondeu: "Moisés permitiu o divórcio, porque voces são duros de coração. Mas não foi assim desde o início. Eu, por isso, digo a voces: quem se divorciar de sua mulher, a não ser em caso de fornicação, e casar-se com outra, comete adultério."
Os discípulos disseram a Jesus: "Se a situação do homem com a mulher é assim, então é melhor não se casar." Jesus respondeu: Nem todos entendem isso, a não ser aqueles a quem é concedido. De fato, há homens castrados, porque nasceram assim; outros, porque os homens os fizeram assim;outros,  ainda se castraram por causa do Reino do Céu.Quem puder entender, entenda."  Mt.19,3-12 ( Palavra da Salvação; Glória a vós Senhor! )

-Destaque importante ao Sacramento Matrimonial. Jesus responde aos fariseus ressaltando a valorização e a preciosidade Divina que tem o matrimônio, já que eles(fariseus) eram acostumados a repudiar as suas mulheres.Tão grandioso é o valor desse Sacramento que nem a todos é concedido esse entendimento, por que são duros de coração, não enxergam as pérolas que são lançadas por Deus, querem agir com a dureza de seus corações.
"...... e os dois serão uma só carne? Portanto, eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não deve separar." Daí podemos afirmar que o matrimônio é um sacramento indissolúvel. É benção de Deus! E quando Deus abençoa Ele não volta atrás,  definitiva e eterna é a sua benção.

15-08-2013 ( Bíblia Ave Maria ) 

" Então Pedro se aproximou dele e disse: "Senhor,quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?".
Após esses discursos, Jesus deixou a Galiléia e veio para a Judéia, além do Jordão.  Mt.15,21-19,1 ( Palavra da Salvação; Glória a vós Senhor! )

-A difícil arte do perdão! Diante de tudo que Jesus havia falado sobre a grandeza de saber perdoar, Pedro ainda estava inquieto e tinha uma dúvida em relação a quantidade de vezes que deveria perdoar o irmão quando este o ofendesse, cita o número sete, provavelmente porque o sete na Bíblia representa a perfeição( Deus fez toda sua criação em sete dias! ) e ele sabia que era imperfeito como iria então conseguir perdoar tantas vezes.Ficou curioso!
A inquietude existente em Pedro ocorre também conosco, quantas vezes nos  deparamos com situações semelhantes, em que ficamos decepcionados porque mais uma vez fomos machucados pela mesma pessoa, mas Jesus anteriormente já nos mostrava os passos a seguir para termos o nosso coração sempre na paz, que é seguir o caminho da LUZ sem ela estaremos sempre cultivando a treva que é um fruto podre e o seu mau cheiro contamina e assim sendo só terei à oferecer ao meu próximo o que não presta deixando a oportunidade de permitir que o perfume de Jesus se espalhe por onde eu passar e sua essência em mim ficar. Façamos como respondeu Jesus a Pedro "Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete". Porque a arte de perdoar como sabemos é Divina e para Deus não existe limites para o seu AMOR atuar. Sem a Palavra, sem a Unção do Espírito Santo, sem a imolação de minhas vontades, sem renuncias, sem a quebra do orgulho, sem a comunhão diária com Deus, sem o entendimento do que é a Salvação que Jesus nos deu, é impossível alcançarmos toda essa graça que em Cristo Jesus, Deus nos deu e nos dá diariamente só precisamos abrir o coração e aceitá-la verdadeiramente.
O perdoar também nos dá a graça de nos abrirmos ao dom da sabedoria. Se eu dou o meu perdão automaticamente eu estou deixando o meu coração livre à todas as graças de Deus para a minha vida e conseguir seguir em frente sem correr o risco da paralisia espiritual que nos leva a ficar sempre na superficialidade impedindo-nos de mergulhar mais profundo nessa graça Divina, mas precisamos entender bem o dom do perdão. Peçamos ao Deus em nome do seu amado filho o nosso Senhor  Jesus Cristo que o Espírito Santo nos conceda a graça do entendimento da importância do perdão para o nosso crescimento espiritual.   
  


 14-08-2013 ( Bíblia Ave Maria )

"Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganho teu irmão. Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. Se recusa ouvi-los, dizei-o à Igreja . E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano. Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra  será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu. Digo-vos ainda isto: se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, consegui-lo-ão de meu Pai que está nos céus.Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome,aí estou eu no meio deles."  Mt.18,15-20 ( Palavra da Salvação; Glória a vós Senhor! )

Na unção do Espírito Santo, vamos observar os frutos e efeitos da Palavra do Senhor no Evangelho de hoje para nossos dias atuais:

-a) O pecado tem também essa artimanha, de nos provocar um estado de paralisia diante de uma grande decepção;ficamos sem atitude! Daí enchemos o nosso coração de raiva, tristeza, rancor, ódio, ressentimento, mágoa e muita dor que corrói o nosso interior causando diversas sequelas na saúde. O que Jesus nos propõe; -irmos a pessoa que nos ofendeu, assim fazendo já rompe um elo da corrente da paralisia, é a tentativa da reconciliação. -Se a pessoa que te ofendeu não te der ouvidos e dentro de te permanece o incomodo da dor da ofensa, procure um sacerdote e conte todo o ocorrido sem deixar que nada escape, a verdade é o caminho da Luz, é o caminho da graça de Jesus, por isso seja sempre verdadeiro e o sacerdote como representante de Jesus na terra (" tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu" ) te dará a absolvição dos pecados.Diz também Jesus "se dois de vós se unirem sobre a terra para pedir, seja o que for, consegui-lo-ão de meu Pai que está nos céus.Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles" A sua parte em busca da reconciliação foi feita, a sua verdade foi dita, voce, o sacerdote e Jesus "que está no meio de voces" conforme diz a Palavra, mas será necessário permanecer unido ao crescimento como cristão, porque o inimigo é astuto e sutil, é necessário viver em oração, em comunhão com a Palavra de Deus, para não deixar brechas que permitam vir a tona sentimentos que te puxem para baixo.É uma difícil caminhada, porque tendemos mais para o lado de dar o troco a quem nos ofende, mas se queremos uma vida unida a Deus temos que permitir que ELE lave o nosso coração através do dom da reconciliação. Precisamos lembrar que, errar é humano perdoar é divino. "PERDOAR não é ESQUECER mas é lembrar sem sentir DOR". 

-FRUTOS DO EVANGELHO: 
  •  Tomada de atitude
  •  quebra do elo dos maus sentimentos
  •  busca para uma reconciliação
-EFEITOS DO EVANGELHO:
  • Imolação da minha vontade ( quebra do orgulho/ tomada de atitude)
  • Escolha para caminhar na LUZ, sair da paralisia (Livre, coração lavado pela graça divina )
  • Reconciliação ( paz no interior do seu ser )



Nenhum comentário:

Postar um comentário